Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > A saúde começa pela boca
Início do conteúdo da página

A saúde começa pela boca

Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 19h40 | Acessos: 18052

20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal

Saúde bucal não tira fériasO Dia Mundial da Saúde Bucal (ou World Oral Health Day - WOHD, em inglês), comemorado no dia 20 de março, foi instituído pela Federação Internacional Dentária (FDI) em 2007, uma organização não governamental e sem fins lucrativos que trabalha ativamente com a Organização das Nações Unidas (ONU) e com a Organização Mundial da Saúde (OMS) com o propósito de liderar os esforços globais de educação em saúde bucal e alcançar os compromissos políticos necessários para essa ação. Essas organizações estimam que atualmente 3,5 bilhões de pessoas no mundo (aproximadamente 44% da população mundial) são afetadas por doenças bucais. Assim, programas e atividades são realizadas em diversos países com a intenção de promover o conhecimento e a percepção individual sobre os cuidados orais.

 

Tema da campanha: 2021-2023

Pelos próximos três anos, incluindo este ano de 2021, o tema será “Be Proud of Your Mouth” (Tenha orgulho da sua boca) e os seus principais objetivos são: a conscientização da população sobre a relevância do cuidado oral e a compreensão da sua relação com a saúde de forma integral.

FDI World Oral Health Day

(Crédito: FDI)

 

A imagem abaixo representa uma das ferramentas utilizadas pela FDI para promover a campanha atual, cuja tradução significa: “Tenha orgulho da sua boca. Porque uma boa saúde oral pode lhe ajudar a viver uma vida mais longa e saudável. Neste Dia Mundial da Saúde Bucal nós queremos: inspirar mudanças, encorajar ações, melhorar a saúde. Nós não conseguimos nada disso sem você”.

 

poster saude bucal

(Crédito: WOHD)

 

Relação da saúde bucal com a saúde geral 

A saúde bucal possui íntima relação com o estado de saúde geral do nosso organismo, e por isso é tão importante dedicarmos tempo e atenção às questões referentes a este tema.

Através de anos de pesquisas e publicações internacionais, já se sabe comprovadamente que a condição oral tem relação e é capaz de influenciar o curso de várias patologias sistêmicas como a diabetes e cardiopatias, além de interferir em outros processos fisiológicos como a gestação.

Problemas que a má higiene bucal pode causar: AVC, Diabetes, câncer bucal, mau hálito, perda dental, cáries, problemas cardíacos, problemas pulmonares,

(Crédito: Medifranco)

 

A colonização bacteriana da cavidade oral possui potencial para o desenvolvimento de diversas infecções como a endocardite bacteriana, que se caracteriza como uma infecção grave do endocárdio que acomete principalmente pacientes portadores de válvulas deficientes ou próteses valvares. Os principais agentes causadores desta patologia fazem parte da microbiota oral, citando como exemplo as bactérias Streptococcus mutans, Streptococcus viridans, Staphylococcus aureus, Prevotella intermedia, Porphyromonas gingivalis e Aggregatibacter actinomycetemcomitans.

Dessa forma, a inflamação dos tecidos de suporte dentário, traumatismos gengivais e procedimentos odontológicos como extrações dentárias se apresentam como condições de alto risco para a endocardite bacteriana nestes pacientes se não forem manejados de forma apropriada, pois microorganismos orais podem ter acesso à corrente sanguínea e serem disseminados no organismo.

 

estrutura interna do dente

Visualização da estrutura interna do dente, seus tecidos de suporte e a rede de vasos sanguíneos.  (Crédito: CloveDental)

 

Da mesma maneira, pensando no contexto dos pacientes que estão em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) sob ventilação mecânica invasiva (VMI), a colonização da orofaringe apresenta diversos microorganismos capazes de desenvolver um quadro grave de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), que consiste em uma infecção pulmonar estabelecida após 48 horas da instituição dessa VMI. Isso ocorre em parte devido à diminuição do reflexo de tosse do paciente e o acúmulo de secreções contaminadas no local, que possibilitam que este conteúdo seja aspirado para as vias aéreas inferiores.

 

Promoção e prevenção da saúde bucal

dentista promoção e prevenção da saúde bucalEstes são alguns exemplos de como os cuidados orais e a condição bucal podem interferir de forma significativa na promoção de saúde e em nossa condição sistêmica.

A melhor forma de mantermos a saúde bucal é por meio da prevenção. Abaixo estão dispostas algumas recomendações que funcionam como medidas preventivas e minimizantes contra as afecções bucais mais comuns:

  • Mantenha visitas regulares ao seu cirurgião-dentista, idealmente a cada 6 meses;

  • Procure realizar a higiene oral no mínimo três vezes ao dia;

  • Evite hábitos deletérios, como por exemplo o consumo de bebidas alcóolicas e cigarros;

  • Realize a higiene oral diária de forma adequada utilizando escovas dentárias macias, creme dental com flúor e fio dental;

  • Solicite ao seu dentista as orientações corretas para a realização da escovação dentária e quais os produtos mais indicados para o seu caso;

  • Evite o excesso de alimentos açucarados;

  • Se observar qualquer alteração bucal, procure o seu cirurgião-dentista para que seja realizado um exame clínico apropriado;

  • Troque sua escova dentária de três em três meses para garantir a sua eficiência (é importante também trocar a sua escova após episódios de gripe, resfriados ou dor de garganta, pois os vírus e bactérias podem se alojar em suas cerdas).

 

Autoras

autoras da saúde bucal - Denise Caluta Abranches e Morgana de Menezes Maia

Currículo Lattes: Denise e Morgana

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê

Discentes da EPE/Unifesp elaboram HQ sobre a Síndrome de Prader-Willi

História em quadrinhos ajuda na identificação de sintomas da síndrome

Junho Vermelho - Você é o tipo certo de alguém

14/06 - Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia Mundial da Imunização

E você, anda em dia com as vacinas?

Fim do conteúdo da página