LEENF
Laboratório de Experimentos em Enfermagem
O Grupo de Pesquisas Segurança, Tecnologia e Cuidados – SEGTEC - Grupo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Segurança do Paciente, Cuidados Intensivos Pediátricos e Terapia Intravascular e Medicamentosa da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), formado por pesquisadores que há cerca de 25 anos se dedicam ao estudo de questões relativas à área do cuidado intensivo, acesso vascular e terapia intravenosa, decidiu ampliar suas atividades para a PESQUISA BÁSICA INSPIRADA.
A Pesquisa Básica Inspirada tem por finalidade utilizar conhecimentos das ciências básicas para elucidar questões da prática clínica, sendo um braço da Pesquisa Translacional – From Bedside to Bench.
Em 2013, pesquisadores do grupo inauguraram o Laboratório de Experimentos de Enfermagem – LEEnf da Unifesp.
O LEEnf tem como objetivo mimetizar situações problema identificadas na prática clínica da terapia vascular e de infusão e buscar elucidá-las. Possui diversos equipamentos e infraestrutura para a realização de pesquisas na área (bancadas, geladeiras, estufa, centrífugas, balança semi-analítica, balança analítica, osmômetro, medidor de pH digital de bancada, nefelômetro, espectrofotômetro, cromatógrafo líquido de alta eficiência, equipamento para banho ultrassom, bomba vácuo, pipetas de precisão, dissolutor de comprimidos, capela de exaustão de gases, fluxo laminar, bombas de infusão, dentre outros).
Alguns dos temas estudados são:
- Administração de concentrado de glóbulos em sistemas de infusão manuais e eletrônicos.
- Infusão de fármacos vasoativos sob a luz de fototerapia e calor de incubadoras.
- Estabilidade do cloridrato de vancomicina em infusão prolongada e em selo de cateteres intravasculares centrais.
- Aquecimento e diluição de concentrado de glóbulos.
- Experimentos com bombas de infusão que analisam a influência da pressão hidrostática, osmolalidade das soluções na acurácia dos equipamentos.
- Análise por cromatografia líquida (HPLC) da estabilidade e incompatibilidade de medicamentos como citrato de fentanila, cloridrato de midazolan, ceftriaxona sódica, cloridrato de vancomicina, cloridrato de dobutamina, dentre outros.
- Estabilidade da heparina sódica e efetividade na manutenção de cateteres intravasculares e análise histológica em modelo animal de vasos com cateteres intravasculares mantidos com solução salina ou de heparina.
- Verificação da compatibilidade física da associação entre fármacos.
- Osmolalidade e potencial de hidrogênio de soluções de dipirona sódica; de cloridrato de metoclopramida; e de eletrólitos com glicose.
- Estabilidade da clorexidina alcoólica na desinfecção de sistemas de infusão e anti-sepsia para passagem e manutenção de cateteres.
A Pesquisa Translacional permite que a Pesquisa informe a Prática e a Prática informe a Pesquisa, com o objetivo de melhorar e avançar a ciência da enfermagem e saúde
Infraestrutura
O LEEnf possui bancadas, geladeiras, estufa, centrífugas, balança semi-analítica, balança analítica, osmômetro, phmêtro, nefelômetro, espectrofotômetro, cromatógrafo líquido de alta eficiência, equipamento para banho ultrassom, bomba vácuo, pipetas de precisão, dissolutor de comprimidos, capela de exaustão de gases, fluxo laminar, bombas de infusão e incubadora.
Equipamentos Multiusuários
- Cromatógrafo líquido de alta eficiência;
- Dissolutor de comprimidos; e,
- Osmômetro
Produções Científicas
Projetos de Pesquisa:
“Hemólise de concentrados de hemácias administrados por dispositivos de infusão eletrônicos e manuais” e “Terapia intravenosa e medicamentosa: bases para sustentação clínica de práticas empíricas de enfermagem”.
Links para os artigos:
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/pt_0104-1169-rlae-24-02763.pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/37924
Coordenadoras:
- Profa. Dra. Mavilde L.G. Pedreira
- Profa. Dra. Maria Angélica Sorgini Peterlini
Técnica de Laboratório:
Contato: +55 11 5576-4848 Voip 2605