Objetivo
Objetivo Geral
Formar enfermeiros neonatologistas para atuar nos diferentes cenários do Sistema Único de Saúde.
Objetivos Específicos
- Compreender historicamente as políticas públicas de saúde centrada no recém-nascido e família.
- Analisar o processo saúde-doença do recém-nascido, tendo como foco ações seguras de educação, proteção, recuperação e promoção em saúde e prevenção de agravos ao recém-nascido e à família.
- Planejar, gerir e executar atividades de assistência ao recém-nascido no ambiente intra e extra hospitalar dentro de suas especificidades profissionais;
- Desenvolver o processo da assistência sistematizada de enfermagem ao recém-nascido de baixo, médio e alto risco, identificando riscos e intercorrências clínicas;
- Realizar programas educativos visando à prevenção de riscos neonatais e a melhoria dos indicadores de saúde para esta população em todos os cenários de cuidado;
- Desenvolver atividades de Educação em Saúde à família, em todos os ambientes da prática da enfermeira neonatologista;
- Desenvolver pesquisas que contemplem a melhoria do ambiente de prática neonatal,
- Atuar dentro de um contexto interprofissional para o atendimento das necessidades de cuidado e/ou educação dos usuários do serviço.
- Desenvolver um perfil profissional que contemple atitudes reflexivas, críticas, humanitárias e éticas com responsabilidade e competência para atuação nos mais diferentes cenários de saúde, que circundam o processo saúde - doença do neonato.
- Capacitar o enfermeiro para analisar criticamente o seu papel como cidadão profissional, na mudança da realidade brasileira da assistência neonatal.
Cenário de Práticas
- Hospital Universitário da UNIFESP – Hospital São Paulo
- Ambulatório de Prematuro – UNIFESP
- Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) - UNIFESP
- Hospital Geral de Pedreira - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM
Diretrizes Pedagógicas
O Programa de Residência Profissional em Saúde – Enfermagem Neonatológica está estruturado em um conjunto de conteúdos teórico-práticos específicos da saúde neonatal, que são aplicados através de metodologias ativas de aprendizagem.
As competências do enfermeiro neonatologista refere-se a prática clínica baseada em evidências, educação permanente, liderança, comunicação e relacionamento interpessoal e interprofissional, administração e gerenciamento.
Avaliação discente
A avaliação do discente é formativa, com avaliações processuais contínuas ao longo do programa, com diferentes estratégias avaliativas propostas pelas disciplinas teóricas e práticas e autoavaliação. O trabalho de conclusão de curso compõe o processo avaliativo, podendo ser na forma de manuscrito para publicação, sob orientação do tutor da área de concentração, com no mínimo título de mestre, com a possibilidade de um co-orientador.
O processo de avaliação continuada por competências será realizado pelo Instrumento de Avaliação aprovado pelo Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE), que dispõe sobre as competências, objetivos e atividades esperadas, que o residente tenha atingido a cada semestre e que irá conduzir o planejamento do processo de ensino aprendizado de cada residente.
Processo Seletivo
Perfil inicial dos Candidatos para Ingresso
- Poderão ingressar no Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, os profissionais de saúde formados por instituições oficiais ou reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação, ou em instituições estrangeiras, desde que o diploma esteja devidamente revalidado em órgão reconhecido.
Documentação Necessária
O candidato ao Programa de Residência em Enfermagem Neonatologista deverá:
- Apresentar requerimento à COREMU;
- Apresentar diploma profissional devidamente registrado ou, caso esteja cursando o último ano do curso profissionalizante, declaração comprobatória expedida pela Instituição de Ensino de origem;
- Apresentar o curriculum vitae relacionando as atividades escolares, profissionais e científicas;
- Se estrangeiro, apresentar a Cédula de Identidade de Estrangeiro que comprove ser portador de visto provisório ou permanente, resultando em situação regular no país;
- Submeter-se ao processo de seleção adotado pela COREMU, visando classificação dentro do número de vagas existentes;
- A declaração de conclusão do curso será aceita a título provisório, para fins da matrícula do candidato, no entanto, o diploma deverá ser apresentado pelo profissional residente até o quarto mês do ano letivo do Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, sob pena de não lhe ser deferida a matrícula.
- Na hipótese de candidato que tenha concluído o curso de graduação em instituição estrangeira, somente será deferida sua matrícula no Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, mediante apresentação do diploma devidamente revalidado por Instituição competente.
Critérios/Etapas de Seleção
O ingresso ao Programa de Residência em Enfermagem Neonatológica, se dará através de processo seletivo realizado conforme edital elaborado, especificamente, com esta finalidade e amplamente divulgado.
O processo de seleção dos candidatos à Residência em Enfermagem Neonatológica dar-se-á mediante prova objetiva (1ª fase), prova teórico-prática (2ª fase) e análise de Curriculum Vitae. A classificação final dos candidatos deverá ser homologada pela COREMU. A COREMU preencherá as vagas que porventura surgirem posteriormente, com chamada por ordem de classificação dos candidatos até 60 (sessenta) dias após o início dos programas. Os candidatos aprovados terão prazo para efetuar a matrícula, conforme o edital. Vencido o prazo acima, serão convocados na ordem de classificação os candidatos seguintes.
Área de Concentração
|
Enfermagem Neonatológica
|
Profissão
|
Enfermeiro
|
Carga horária total
|
5.760 horas
|
Carga horária semanal
|
60hs
|
Duração
|
24 meses
|
Vagas ofereidas
|
4
|
Para mais informações: https://www.unifesp.br/reitoria/proex/residencias/residencia-multiprofissional