Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > GRADUAÇÃO > UCSMRI
Início do conteúdo da página

UCSMRI

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 12h49 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 13h46 | Acessos: 3676

Unidade Curricular Saúde da Mulher e Reprodutiva I

Curso de Graduação em Enfermagem - 3ª série

 

Profa. Dra. Karla Oliveira Marcacine O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Enfa. Me. Flavia Westphal O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Ementa: Atenção à mulher e família na Saúde Sexual e Reprodutiva; na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero; nas principais vulvovaginites e infecções sexualmente transmissíveis; no pré-natal; puerpério; climatério e menopausa.

Objetivos gerais: Compreender o cuidado à mulher nas diferentes fases do seu ciclo vital, responsabilizando-se pela segurança e qualidade do cuidado de enfermagem com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, no contexto da atenção primária à saúde. Correlacionar os conhecimentos teóricos com a prática clínica, desenvolvendo de maneira satisfatória e ética, o planejamento e execução dos procedimentos técnicos, a fim de promover a atenção integral à saúde da mulher e família.

Objetivos específicos: 

  • Desenvolver o raciocínio lógico, aliando o conhecimento teórico ao prático.
  • Diagnosticar e solucionar problemas de saúde, por meio da comunicação efetiva, de tomada de decisões, trabalho em equipe, flexibilidade e adequação às situações de constantes mudanças.
  • Realizar a consulta de enfermagem à mulher dentro dos programas do Sistema Único de Saúde.
  • Aplicar os conhecimentos e habilidades para a realização das ações de enfermagem no cuidado à mulher, visando à prevenção e detecção precoce do câncer de mamas e do colo de útero, bem como, a assistência às vulvovaginites de maior frequência, à saúde sexual e reprodutiva e ao climatério e menopausa.
  • Aplicar os conhecimentos e habilidades para a realização das ações de enfermagem no cuidado à gestante de risco habitual e família, no contexto da Unidade Básica de Saúde.
  • Aplicar os conhecimentos e habilidades para a realização das ações de enfermagem no cuidado à puérpera e promoção do aleitamento materno no contexto da Unidade Básica de Saúde.
  • Realizar busca ativa das mulheres no contexto da Unidade Básica de Saúde, sensibilizando-as quanto à importância da prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e do colo de útero.
  • Identificar as necessidades de saúde identificadas na população assistida durante a prática clínica e realizar atividades educativas em consonância com e/ou com as políticas / campanhas de saúde vigentes.
  • Participar da atividade de prática simulada no centro de habilidades.

Conteúdo Programático:

- Diagnóstico de gravidez

- Modificações gerais e locais do organismo materno: suas correlações com as principais queixas maternas nos três trimestres de gestação e as condutas de enfermagem

- Sistematização da assistência pré-natal: consulta inicial e subsequentes

- Propedêutica obstétrica e procedimentos técnicos: correlação com os principais achados clínicos (ausculta cardiofetal, altura uterina, perdas vaginal, dinâmica uterina e nível pressórico)

- Avaliação do risco gestacional

- Diagnóstico e condutas nas principais intercorrências na gestação a partir dos exames laboratoriais e de imagem de rotina (Anemia; Infecção do trato urinário; Fator Rh; Sorologias; Índice de Líquido Amniótico; Inserção e desenvolvimento placentário)

- Obesidade, ganho ponderal e diabetes mellitus gestacional

- Síndromes hipertensivas gestacionais

- Prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero e sua correlacão com a propedêutica ginecológica, com o ciclo vital feminino e com situações especiais (pré-coitarca, adolescência, gestação, puerpério, climatério/menopausa, prolapso genital,sangramentos anormais, histerectomia parcial e total)

- Assistência de enfermagem às mulheres com vulvovaginites, infecções sexualmente transmissíveis e disfunções sexuais mais prevalentes

- Assistência de enfermagem às mulheres com perdas urinárias, prolapso genital, algia pélvica e sangramentos anormais

- Ciclo menstrual e assistência de enfermagem à concepção e contracepção

- Modificações no organismo da mulher no climatério e menopausa

- Assistência de enfermagem à mulher no climatério e menopausa

Carga horária total:  108 horas (Prática: 72 horas + Teórica: 36 horas) 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Projetos de Extensão

             MulherAção: Mulheres em ação pela saúde, cidadania e inclusão   Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Camilla...

UC Psicologia II

Unidade Curricular Psicologia II Curso de Graduação em Enfermagem - 3ª série   Profa. Dra. Erika de...

LEGO

  LIGA DE ENFERMAGEM EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LEGO)   A Liga Acadêmica de Enfermagem em...

UCSMRII

Unidade Curricular Saúde da Mulher e Reprodutiva II Curso de Graduação em Enfermagem - 3ª série...

Fim do conteúdo da página