Página inicial > EDITAIS > Unifesp abre processo seletivo para afastamento de docentes em programas de pós-graduação

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 11h02 | Acessos: 5644

Edital 314 /2023 - Inscrições de 01/06  a 12/06/2023

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou o edital nº 314/2023, que estabelece as normas para o Processo Seletivo Unificado de Habilitação de Servidores(as) Docentes interessados(as) em solicitar afastamento integral para participação em programas de pós-graduação stricto sensu, no país ou no exterior. O processo se destina aos professores do Magistério Superior e/ou Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) lotados nos campi da Reitoria, São Paulo, Hospital Universitário I e II, Diadema, Baixada Santista, Guarulhos, São José dos Campos, Osasco e Zona Leste.

O objetivo do processo seletivo é habilitar os servidores docentes interessados em se afastar integralmente das atividades da universidade para cursar programas de mestrado e doutorado, conforme as disposições da Resolução CONSU nº 188/2020 e demais legislações vigentes. O afastamento pode ter duração de até 24 meses para mestrado e até 48 meses para doutorado, de acordo com o artigo 13 da resolução mencionada.

O processo seletivo não possui natureza eliminatória ou de concorrência entre os candidatos, sendo que os servidores docentes serão considerados aptos ou inaptos para o afastamento, conforme as normas das carreiras docentes. A concessão do afastamento integral está alinhada ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Unifesp.

Entre os requisitos para participar do processo seletivo, estão a necessidade do curso pretendido e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o afastamento terem relação direta com as atribuições do cargo efetivo, cargo em comissão ou função de confiança do servidor, ou com a área de competência de sua unidade de exercício. Além disso, é exigido que o servidor tenha sido aceito como aluno regular em um programa de pós-graduação com conceito igual ou superior a 3, de acordo com a última avaliação da Capes.

As inscrições para o processo seletivo serão recebidas em dois períodos: de 1º a 12 de junho de 2023 e de 1º a 10 de novembro de 2023. Os servidores interessados devem seguir um procedimento detalhado de inscrição, que envolve a abertura de um processo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a inserção de um formulário e documentos comprobatórios. Após a análise das inscrições pela Comissão Local, será divulgada uma lista dos servidores habilitados.

Confira o Edital completo: clique aqui