Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SOBRE > História
Início do conteúdo da página

HISTÓRIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 12h49 | Acessos: 367

O curso de Graduação em Enfermagem pertence à Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Unifesp, está situada no Campus São Paulo, é uma unidade universitária que exerce atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão. Durante sua história de 81 anos, a EPE tem contribuído para o avanço da ciência da Enfermagem por meio de pesquisas inovadoras, aprendizado prático e um firme compromisso com a comunidade.

A criação do curso de Enfermagem foi idealizada a partir de esforços da Escola Paulista de Medicina e a Arquidiocese de São Paulo, por meio de um acordo com a Congregação Franciscanas Missionárias de Maria, de origem francesa, que vieram para dirigir a Escola de Enfermagem.

Seu primeiro curso, de Graduação de Enfermagem Obstétrica, ministrado em período integral e com duração de quatro anos, foi criado em 1938, com autorização da Divisão de Ensino Superior, por solicitação do Diretor da Escola Paulista de Medicina. A Divisão, nesse mesmo ano, encaminha a Congregação da Escola Paulista de Enfermagem a criação de outro curso, o Curso de Graduação em Enfermagem.

A aprovação da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo ocorreu na reunião da Congregação da Escola Paulista de Medicina (EPM), no dia 3 de outubro de 1938, na presença do Prof Álvaro Guimarães Filho (Vice-Diretor da EPM), Prof Pedro de Alcântara, Madre de Saint Hermeland (representando o Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria) e Madre Maria Domineuc (enfermeira diplomata)1.

Dessa forma, o curso de graduação em Enfermagem foi iniciado em março de 1939, como Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo. Esta escola foi uma das primeiras instituições de ensino de enfermagem da cidade de São Paulo. O reconhecimento do curso de Enfermagem como nível superior acontece em 1962.

Atualmente, a graduação em enfermagem tem a modalidade de bacharelado, ministrado em período integral com duração de quatro anos,

Referência:

  1. Barbieri M, Rodrigues J (Org). Memórias do Cuidar: Setenta Anos da Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo: Editora Unifesp, 2010.
Categoria:

Membros NDE

Membros atuais do NDE (2020)   Membros Titulares   Profa. Dra. Edvane Birelo Lopes De Domenico -...

Equipe

Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem: Profa. Dra. Maria Magda Ferreira Gomes BalieiroCoordenadora do...

Fim do conteúdo da página