Celebração do Dia da Prematuridade
A campanha visa a conscientização sobre os desafios enfretados pelos bebês prematuros e suas famílias
CELEBRAÇÃO DO DIA DA PREMATURIDADE
O Dia da Prematuridade é celebrado anualmente em 17 de novembro, com o objetivo de conscientizar e chamar a atenção para os desafios enfrentados pelos bebês prematuros e suas famílias. Esta data é uma oportunidade para destacar a importância de cuidado e suporte adequados para esses bebês e suas famílias, além do destaque às políticas de saúde voltadas para prevenção da prematuridade e atendimento ao desenvolvimento saudável desses bebês.
A prematuridade é a condição em que um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Esses bebês prematuros enfrentam uma série de desafios, pois seus órgãos e sistemas não tiveram tempo suficiente para se desenvolver completamente. Eles podem apresentar dificuldades respiratórias, problemas de alimentação, imaturidade do sistema imunológico e maior suscetibilidade às infecções e complicações de saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, “a cada dois segundos um recém-nascido nasce prematuro e a cada 40 segundos um prematuro morre. No entanto, não precisa ser dessa forma, podemos ter ações imediatas para reescrever um futuro diferente para crianças e família”. Durante esta data, é comum haver campanhas de conscientização, divulgação de informações relevantes sobre prematuridade, histórias de sucesso de bebês prematuros e suas famílias, além de eventos educativos e arrecadação de fundos para instituições que apoiam a causa. O varal de meias tornou-se um símbolo do Dia Mundial da Prematuridade. O pequeno par de meias roxas, emoldurado por nove meias de recém-nascido em tamanho real, simboliza que um em cada dez recém-nascidos nasce prematuro.
Fonte: www.orbanicsnewsbrasil.com.br
Este ano, decidiu-se focar na necessidade de mães e pais não serem considerados visitantes e terem acesso irrestrito às Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN). “Esta medida traz enormes benefícios para o desenvolvimento do bebê, pois promove o contato pele a pele, a amamentação e o apego precoce, bem como reduz o estresse e a angústia das famílias”.
É fundamental que se promovam políticas de saúde que estimulem a prevenção da prematuridade, por meio do cuidado pré-natal adequado e de medidas para redução dos fatores de risco. Além disso, também se faz necessário garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade, como serviços de neonatologia especializados, para a oferta de suporte aos bebês prematuros desde o nascimento, fase de transição para o lar e acompanhamento multiprofissional, principalmente durante a primeira infância.
No Dia da Prematuridade, é importante não apenas reconhecer esses desafios, mas também reforçar a importância da empatia, apoio e solidariedade para com os bebês prematuros e suas famílias, pois eles enfrentam uma jornada complexa e muitas vezes emocionalmente desafiadora. Além disso, também é uma oportunidade para homenagear as crianças e famílias que enfrentaram essa condição e celebrar suas conquistas e superações.
Dessa forma, a celebração do Dia da Prematuridade contribui para sensibilizar a sociedade sobre a prematuridade, estimulando esforços contínuos para melhorar a saúde e o bem- estar desses bebês, reduzindo as taxas de nascimento prematuro e fornecendo o suporte necessário para eles prosperarem.
Referências:
1. World Health Organization. Born too soon: decade of action on preterm birth. Geneva: World Health Organization, 2023.
2. Organização Panamericana de Saúde. Dia da Prematuridade 2023. [on line] Disponível em: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-da-prematuridade-2023#:~:text=Com%20o%20objetivo%20de%20dar,o%20Dia%20Mundial%20da%20Prematuridade . Acessado em 01 de outubro de 2023
Autores: Membros da Disciplina de Enfermagem em Saúde Neonatal do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem - Unifesp
Ana Paula Dias França Guareschi - Professora Adjunta Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4209449928426580 |
Eliana Moreira Pinheiro - Professora Associada
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0313695891816024 |
Flávia Simphronio Balbino - Técnica Administrativo em Educação (TAE) da Disciplina Enf. na Saúde Neonatal Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8815718989140425 |
Kelly Cristina Sbampato Calado Orsi - Técnica Adm. em Educação (TAE) da Disciplina Enf. na Saúde Neonatal Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8008769426223599 |
Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro - Professora Associada Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9173690204516872 |
Redes Sociais