Helena Nader recebe título honorífico de Doutora Honoris Causa da UERN
Solenidade ocorreu em meio às comemorações dos 55 anos da instituição de ensino
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
Por Loane Carvalho*
A renomada professora do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), Helena Bonciani Nader, foi agraciada com o prestigioso título de Doutora Honoris Causa em uma cerimônia solene que marcou o aniversário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento ocorreu na última quinta-feira, dia 28 de setembro.
O titulo foi entregue à Helena Nader pela reitora da UERN, Cicília Raquel Maia Leite (Imagem: Arquivo Pessoal)
A UERN, com mais de meio século de trajetória acadêmica, celebrou seu 55º aniversário durante o evento realizado no Teatro Dix-Huit Rosado. Esta celebração não apenas reverenciou a longa história de excelência da universidade, mas também prestou uma homenagem especial à professora Helena Nader. A cerimônia contou com a presença de autoridades, membros da comunidade acadêmica e diversas personalidades.
Membro da coordenação do Comitê Organizador dos 90 Anos da EPM/Unifesp, Nader é reconhecida por suas relevantes contribuições no campo acadêmico e científico. Também é membro de instituições acadêmicas notáveis, como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), onde exerce o papel de presidente, Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Emocionada com o reconhecimento, Helena Nader compartilhou sua alegria e ressaltou a importância desse momento, que se estendeu também para outras mulheres. "Fico muito feliz com essa homenagem. As pessoas estão lembrando de mim e eu espero que isso seja um modelo para outras mulheres. Nós termos todas essas mulheres homenageadas e termos uma mulher como reitora é um momento muito importante para a Universidade e de uma forma muito especial para as mulheres", destacou a professora.
Professora Helena Nader durante seus discursos (Imagem: Bruno Soares/UERN)
Durante seu discurso na assembleia, representando todas as pessoas homenageadas, a biomédica formada pela EPM/Unifesp também salientou a importância da valorização da ciência na sociedade e a necessidade de combater desafios como a desinformação e o negacionismo, especialmente à luz da pandemia do coronavírus.
"A pandemia nos mostrou a importância de pelo menos dois Brasis distintos. Um solidário, com pessoas que se engajaram na luta contra a Covid. O outro Brasil, das fake news, dos anti-ciência, do desrespeito ao outro. Mas o cenário de colaboração e solidariedade pode ser de fato o país que todos queremos, unido, fraterno, que busca a equidade, a sustentabilidade e a justiça social. Esse país está de volta, mas precisa ser reconstruído, e essa reconstrução depende de cada um de nós", enfatizou a professora.
(*) Com informações da UERN
Redes Sociais