Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h07
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é o instrumento que direciona os esforços, recursos humanos e financeiros da Unifesp em relação ao desenvolvimento de seus servidores.
O PDP da Unifesp integra com outros órgão e instituições federais a iniciativa federal denominada Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). As necessidades de cada uma das instituições participantes são lançadas em uma plataforma eletrônica integrada que o Governo Federal utiliza em seu processo de decisão para alocamento de recursos e elaboração de programas de capacitação. Por exemplo: Definição de cursos e conteúdos oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
Na Unifesp, seu PDP define que necessidades, quando não atendidas pela ENAP, serão contempladas com recursos financeiros seja para remuneração de servidores que atuam como instrutores, contratação de cursos ou eventos externos.
O ponto de partida para elaboração do PDP 2024 da Unifesp é o levantamento de necessidades de desenvolvimento para 2024 através de formulário eletrônico disponível até 11/08/2023 a todos os servidores da Unifesp.
Apresentação do Formulário de Levantamento de Necessidades e Instruções para preenchimento
O formulário é composto por seções:
Identificação do Servidor
Dados de identificação de área de atuação do servidor
SEÇÃO 1 | Validação do PDP 2023
Considerando Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2023 que consolida e prioriza as necessidades de desenvolvimento levantadas para 2023, indique conteúdos e níveis (básico, intermediário ou avançado) que se aplicam a você.
SEÇÃO 2 | Identificação de necessidades para 2024
Esta é a seção que coleta as necessidas de desenvolvimento que você identifica para 2024, seja para você ou sua equipe.
Veja aqui as perguntas e instruções para preparo das respostas no Formulário de Levantamento de Necessidades do PDP 2024 da Unifesp. Selecione a pergunta para visualizar as instruções.
IFS 1- O que NÃO SE SABE FAZER ou NÃO SER hoje, que acarreta um desempenho inferior ao esperado?
A proposta deve apresentar, dentre outros, resultados que não consegue entregar, tarefas que não consegue concluir, entregas que não consegue fazer, produtos e serviços que não consegue ofertar, atividades que não consegue desempenhar, funções que não consegue cumprir.
Lembre-se que qualquer que seja a ação de desenvolvimento indicada, esta deve ser causada pelo fato de você não ter conhecimento, habilidade e (ou) atitudes necessárias. Aqui entende-se tanto uma perspectiva de desenvolvimento de capacidades ainda inexistentes quanto capacidades já existentes que podem ser aprimoradas.
IFS 2 - O que pode ser feito para ajudar a resolver este problema de desempenho?
Mostrar/ensinar como fazer este trabalho Ajudar a melhorar este trabalho Ajudar a encontrar o que se precisa para fazer este trabalho Ajudar a criar novas formas de desempenhar este trabalho
IFS 4 - Que nível de esforço de aprendizagem em relação a esse conteúdo é preciso, para que se resolva este problema de desempenho?
LEMBRAR: quando se precisa apenas reconhecer e reproduzir o conteúdo que será aprendido ENTENDER: quando se precisa interpretar, classificar, resumir, inferir, comparar ou explicar o conteúdo que será aprendido APLICAR: quando se precisa executar ou implementar na prática o conteúdo que será aprendido ANALISAR: quando se precisa diferenciar, organizar, atribuir ou concluir sobre o conteúdo que será aprendido AVALIAR: quando se precisa checar ou apreciar criticamente o conteúdo que será aprendido CRIAR: quando se precisa generalizar, planejar ou produzir sobre o conteúdo que será aprendido
IFS 5 -Uma vez que se tenha aprendido o que se precisa, qual capacidade será desenvolvida?
Exemplos:
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal Comunicação Comunicação Estratégica Coordenação e colaboração em rede Engajamento de pessoas e equipes Foco nos resultados para os cidadãos Geração de valor para o usuário Gestão de Crises Gestão para Resultados Inovação e Mudança Mentalidade digital Orientação por valores éticos Resolução de problemas com base em dados Trabalho em equipe Visão de Futuro Visão sistêmica Visão sistêmica
Redes Sociais