Programa de gerenciamento de sangue da EPM/Unifesp recebe prêmio internacional
Illumina Epigenetics Research Grant é concedido por empresa que atua na área de genômica e saúde humana
O Patient Blood Management (PBM), programa de gerenciamento de sangue coordenado pela professora Isabel Cristina Céspedes, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, recebeu ontem, 19/12, o prêmio Illumina Epigenetics Research Grant 2024. No total, concorreram ao prêmio mais de 70 projetos de diversas partes do mundo.
O PBM consiste na combinação de medicamentos, equipamentos e/ou técnicas cirúrgicas, que envolvem aumentar a formação de células sanguíneas, controlar a perda de sangue, maximizar a tolerância à anemia e tomar decisões centradas no(a) paciente. Assim, concentra-se nas suas necessidades e nas condições que geralmente levam a transfusões, gerenciando, de maneira otimizada, o sangue do(a) próprio(a) paciente.
A Illumina é uma empresa que atua na área de genômica e saúde humana, desenvolvendo tecnologias de sequenciamento de DNA, contribuindo para o avanço em avanço nas áreas de oncologia, doenças genéticas e infecciosas, saúde reprodutiva, entre outras. Com a bolsa, Céspedes poderá utilizar ferramentas para rastrear mudanças epigenéticas em pacientes que recebem uma transfusão de sangue após uma cirurgia cardíaca.
Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis neste link.
Redes Sociais