Equipe do Departamento de Psicobiologia e de Neurologia da EPM/Unifesp – Campus São Paulo em atividade no NEI-Paulistinha. Foto: divulgação.
Começou nesta segunda-feira (11) a XIII Semana do Cérebro, iniciativa organizada por estudantes, professores e funcionários voluntários do Departamento de Psicobiologia e de Neurologia da EPM/Unifesp – Campus São Paulo. Esse ano, o tema é Odisseia Neurocientífica, e o evento acontece até 17 de março.
As atividades foram propostas com o intuito de explorar aspectos misteriosos e até amedrontadores acerca da nossa neurobiologia e dos impactos das tecnologias modernas no mundo das ciências, estabelecendo uma analogia entre esse raciocínio e a épica jornada de Ulisses (Odisseu, em grego) e sua tripulação rumo a Ítaca, após a Guerra de Troia - história relatada no clássico literário de Homero A Odisseia.
Na presente edição, além da ação com estudantes do ensino fundamental do Núcleo de Educação Infantil (NEI-Paulistinha), marcam presença nas atividades as atrizes da Companhia Delas de Teatro, grupo de produção e pesquisa teatral criado em 2001, para apresentar o tema de forma mais lúdica às crianças do infantil e maternal.
O evento, todos os anos, conta com o apoio da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro (IBRO: International Brain Research Organization), da Dana Foundation e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).
No sábado (16/3), das 9h às 15h, as atividades acontecem no Parque das Bicicletas, localizado na Alameda Iraé, 35 (Moema). Dentre as ações programadas, estão: tenda de jogos, brincadeiras e atividades multissensoriais.
Além disso, serão realizadas três lives por meio do canal do Youtube, //www.youtube.com/@SemanaNacionaldoCerebroUNIFESP/videos" style="color: rgb(33, 90, 60); text-decoration: none; transition: all 200ms ease 0s; font-family: Lato;">Semana do Cérebro.
Saiba mais no perfil oficial da Semana do Cérebro no Instagram.
Disponível em: https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/6897-uma-odisseia-pelos-misterios-da-neurociencia Acesso em: 14 de março de 2023
Redes Sociais