Professor da Unifesp representa o Brasil no Young Physician Leaders 2023
Thiago Marques Fidalgo será o 15º representante brasileiro a participar do YPL
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
Por Loane Carvalho*
O médico psiquiatra e professor do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), Thiago Marques Fidalgo, foi o brasileiro indicado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Medicina (ANM) para participar da edição de 2023 do Young Physician Leaders (YPL).
O programa, que existe desde 2011, acontecerá em Berlim, na Alemanha, de 13 a 15 de outubro de 2023, em paralelo ao World Health Sumit (WHS), de 15 a 17 de outubro de 2023, reunindo líderes globais em saúde, como o secretário-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ministros da saúde de diversos países, incluindo o Brasil.
O YPL tem como objetivo contribuir para a capacitação na área de liderança para profissionais da saúde. O programa é resultado de uma parceria entre a InterAcademy Partnership for Health (IAP for Health), a World Health Summit e a M8 Alliance of Academic Health Centres and Medical Universities.
A Academia Nacional de Medicina e a Academia Brasileira de Ciências indicam líderes médicos com menos de 40 anos para participarem de uma seleção mundial para esse programa de lideranças. Este ano, mais de 70 indicados de todo o mundo foram avaliados, e apenas 20 foram selecionados, sendo apenas dois da América Latina: um do Chile e o epemista. Ao logo dos anos, 14 brasileiros participaram do programa e 240 líderes foram formados.
Thiago Marques Fidalgo será o 15º representante brasileiro a participar do YPL (Imagem: Internet/Reprodução)
O Prof. Thiago é médico graduado na Escola Paulista de Medicina em 2007, com residência médica em Psiquiatria em 2011 e doutorado em Ciências em 2014 na mesma instituição. Ele também realizou treinamento equivalente a pós-doutorado na Mailman School of Public Health - Columbia University (2017). Desde 2020 é editor associado do Brazilian Journal of Psychiatry. Desde 2018, coordena o Ambulatório Geral de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp e, desde 2021, é coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da instituição. Atualmente, é professor Adjunto da Disciplina de Políticas Públicas, Álcool e Drogas do Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp.
(*) Com infomações da Academia Brasileira de Ciências e InterAcademy Partnership
Redes Sociais