1º encontro da Oficina de Trabalho - PDInfra do Campus SP
A oficina ocorreu no dia 8 de setembro, e teve como tema: "O que somos e como nos sustentamos: o SUS e as Diretrizes Curriculares; o HSP/HU, a SPDM"
Por Loane Carvalho
O que nós queremos desenvolver como modelo de assistência em nosso Hospital Universitário e sua relação com o ensino e a pesquisa da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem. O tema do 1º encontro da oficina de trabalho foi escolhido com o propósito de definir a infraestrutura, o que nós queremos, o que nós precisamos e para isto temos que entender quem somos e como nos sustentamos. A oficina, coordenada por Beatriz Castilho – vice-diretora do Campus São Paulo e coordenadora da Comissão do PDInfra do CSP – contou com a participação de Rosana Fiorini Puccini, diretora do Campus São Paulo; José Roberto Ferraro, diretor superintendente do Hospital São Paulo HU/Unifesp; Nacime Salomão Mansur, superintendente dos Hospitais e Unidades Afiliados da SPDM.
A primeira oficina do Plano Diretor de Infraestrutura do Campus São Paulo (PDInfra), evento que ocorreu no dia 8 de setembro, teve como objeto: "O que somos e como nos sustentamos: o SUS e as Diretrizes Curriculares; o HSP/HU, a SPDM". Após a abertura, Beatriz apresentou aos presentes a proposta da oficina e a quem o convite foi destinado - chefes de Departamentos e Disciplinas; Comissão dos curso Médico e Enfermagem; presidentes da Coreme, Coremu, Amerepam, Aremulti; coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Escola Paulista de Medicina e de Enfermagem; equipe técnica do Hospital São Paulo (HSP/HU); e, Ricardo Torres, representante da MPS Associados, empresa vencedora da licitação para elaboração do PDInfra.
O Sistema Único de Saúde (SUS) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram pautas da apresentação realizada pela diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini. A docente discorreu a respeito do papel do Estado na atenção à saúde e abordou a implantação do SUS como garantia do direito à saúde para todos; elencou algumas mudanças que o atendimento praticado por estudantes e profissionais da Medicina sofreu com a transição para o atual sistema; ponderou sobre a qualificação e o perfil dos profissionais que estão sendo formados; citou as competências e habilidades gerais e específicas que precisam ser trabalhadas na área médica; expôs as ações e programas do Ministério da Saúde em parceria com o da Educação que favoreceram a implementação das DCNs e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – sistema que avalia todos os aspectos que giram em torno do ensino, pesquisa e extensão; e vários outros aspectos relacionados à saúde.
Hospital Universitário da Unifesp e Hospitais e Unidades Afiliados da SPDM
O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (HU-Unifesp) teve a sua história narrada pelo diretor superintendente do Hospital, José Roberto Ferraro. A origem da Unifesp e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e outros pontos fizeram parte da exposição de Ferraro.
O docente apresentou aos presentes que compareceram ao Anfiteatro Leitão da Cunha o ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociável; missão do Hospital; estrutura predial e seus 85 endereços; área de cobertura assistencial; quadro quantitativo de internações e atendimento ambulatorial realizados anualmente; os programas da Residência Médica - 95 programas e 1078 residentes em 2015; e, Multiprofissional - 66 programas e 385 residentes em 2015; a origem dos recursos financeiros; área industrial; equipamentos e obras - executadas, em andamento e a executar; governança institucional; e, os imovéis com atividade SPDM e/ou Unifesp.
A rede de unidades afiliadas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) foi o terceiro assunto apresentado durante o 1º encontro da Oficial de Trabalho do PDInfra do Campus São Paulo. O tema ficou sob responsabilidade do superintendente dos Hospitais e Unidades Afiliados da Associação, Nacime Salomão Mansur.
O superintendente apresentou as regiões de atuação e as unidades afiliadas; citou algumas das 77 unidades de saúde que compõem a rede; abordou a forma de organização de cada instituição; o sistema de governança corporativa e sua ligação direta com o Conselho Administrativo da SPDM.
Redes Sociais