85 anos de Aula Inaugural da Anatomia Descritiva e Topográfica
A primeira aula que associa a vida e a morte
Por Renato Conte
Os estudantes recém-chegados à Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) tiveram, na manhã do dia 5 de março, a sua tradicional aula inaugural no Laboratório de Anatomia Descritiva e Topográfica. A atividade já acontece desde o início da EPM, fundada em 1933.
O primeiro professor a ministrá-la – até 1960 – foi João Moreira da Rocha, seguido por Renato Locchi e José Carlos Prates. Na aula de hoje, os estudantes ouviram atentamente Ricardo Luiz Smith, sobre o respeito e a utilização do cadáver.
Smith deixou claro que a utilização do cadáver é uma tríplice lição educativa: instrutiva ou informativa – como meio de conhecimento da organização do corpo humano, procedendo ao estudo no vivo; normativa – disciplinador do estudo, pelo seu caráter metodológico e de precisão de linguagem: e, finalmente, estética moral – pela natureza do material de estudo, o cadáver, e pelo método primeiro de aprendizado, a dissecação, que é experiência e fuga repousante na contemplação da beleza da harmonia de construção do organismo humano.
Antes de iniciar a aula, os discentes foram recebidos pelos demais professores da disciplina que, gentilmente, explicaram como será a passagem deles pelo laboratório de Anatomia.
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