Página inicial > Notícias > 7 de maio – Dia do Oftalmologista

7 de maio – Dia do Oftalmologista

Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 21h02 | Acessos: 56846

Cuidar da saúde ocular é enxergar mais longe

Esta data visa não apenas homenagear os oftalmologistas, mas, principalmente lembrar a importância do seu trabalho no exame dos olhos e seus cuidados para preservar a visão.

No dia 7 de maio celebra-se o Dia do Oftalmologista. A data foi escolhida para homenagear os oftalmologistas brasileiros que, em 7 de maio de 1930, fundaram a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo e seis anos depois realizaram o primeiro Congresso Brasileiro de Oftalmologia na capital paulista.

A criação da data e as atividades de 1930 e 1936 tiveram profundas ligações com a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Moacyr Álvaro, professor Catedrático de Oftalmologia da EPM, juntamente com Waldemar Belfort Mattos e outros oftalmologistas de São Paulo foram os organizadores. Em 1968, a data foi oficializada pelo médico oftalmologista e deputado estadual Antônio Salim Curiati.

dia do oftalmologista

O idealizador da homenagem

Antônio Salim Curiati se formou na Escola Paulista de Medicina em 1953 e teve uma atividade extremamente importante como político brasileiro atento aos assuntos de saúde e em especial pela Oftalmologia. Com o compromisso de transformar essa data em uma homenagem nacional e com apoio de várias lideranças, novamente também relacionadas à EPM, continuou seus trabalhos em prol da instituição do Dia Nacional do Oftalmologista, e em 1986 graças ao Dr. Seiji Suzuki, então Ministro da Saúde, esse dia passou a ser reconhecido em todo o Brasil. Assim, justa também a homenagem ao Dr. Curiati, médico epemista, seu grande idealizador.

O cenário oftalmológico brasileiro

saude ocular infantilA demanda por serviços oftalmológicos é uma das maiores no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil e com grande ênfase no Estado de São Paulo, como o que ocorre em praticamente todos os países do mundo e a atenção oftalmológica desde o nascimento e com grande ênfase após os 50 anos para uma série de doenças genéticas, infecciosas, metabólicas bem como relacionadas ao envelhecimento é fundamental para evitar deficiência visual com seu enorme impacto na saúde geral e qualidade de vida dependente da qualidade visual.

Oculists 61151Exame de recém-nascidos com ênfase em prematuros para se identificar alterações congênitas e decorrentes da imaturidade fetal, óculos, infecções como toxoplasmose e herpes, AIDS, Zika, alergias, glaucoma, catarata, diabetes e degenerações maculares são alguns exemplos destas situações.

A Oftamologia na Unifesp

logos epm unifesp oftalmoDesde a década de 30, a Oftalmologia da EPM e do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp) são parte fundamental do trabalho à saúde ocular, produzindo conhecimentos científicos com alto nível da pesquisa de seus integrantes bem como em programas de residência e cursos de especialização em Oftalmologia que difundem estes conhecimentos para maior abrangência médica. A oftalmologia da paulista conta com a inestimável e fundamental parceria com o curso de Tecnologia Oftálmica e os tecnólogos em Oftalmologia que se destacam em todas as áreas, desde prevenção até reabilitação. Estas atividades são sempre complementadas pelo Instituto da Visão (Ipepo), organização não governamental ligada ao Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/Unifesp, que há 30 anos ajuda a dar suporte ao departamento com forte trabalho de inserção para segmentos mais vulneráveis de nossa sociedade.

O Dia do Oftalmologista possibilita maior atenção da sociedade e dos gestores para estabelecimento e manutenção de programas eficientes de saúde pública ocular, integrando diferentes membros das equipes multiprofissionais de saúde, incluindo desde técnicos até médicos de outras especialidades e enfermeiros, visando promoção de saúde visual, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, além de processos de reabilitação.

rubensPor Rubens Belfort Mattos Jr.

Professor do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Presidente da Academia Nacional de Medicina e do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo) - organização não governamental ligada à Oftamologia da EPM/Unifesp. Outras informações, clique aqui