Docente da EPM/Unifesp compõe a nova gestão da SBPC
Primeira diretoria com sete mulheres eleitas
Por Renato Conte
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) elegeu o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para ocupar o cargo de presidente da entidade em substituição a Ildeu de Castro Moreira, para o biênio 2021-2023.
Na composição da nova gestão, chama a atenção, a escolha inédita, em 73 anos da SBPC, de sete mulheres eleitas. Onde podemos destacar a professora da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, a Dra. Marimélia Porcionatto, como 1° Tesoureira.
Marimélia Porcionatto
Biomédica formada pela Escola Paulista de Medicina (EPM) (1984), com mestrado (1989) e doutorado em Biologia Molecular (1996) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em História da Ciência (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou pós-doutorado na EPM-UNIFESP (1997) e no Dana-Farber Cancer Institute (DFCI) / Harvard Medical School (2001-2003). É Professora Associada Livre Docente da Disciplina de Biologia Molecular do Departamento de Bioquímica, orientadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Molecular da EPM-UNIFESP, pesquisadora do INCT-Regenera e da RNTC (Rede Nacional de Terapia Celular). Tem se dedicado à neurobiologia, atuando principalmente no estudo da neurogênese em resposta a lesões no SNC e doenças neurodegenerativas; bioengenharia tecidual aplicada ao SNC; e fabricação de sistemas biomiméticos do SNC.
Redes Sociais