Por Paula Garcia
Janine Schirmer, Lia Bittencourt e Elena Bohomol
Em sessão extraordinária da Congregação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), realizada na tarde do dia 26 de junho, a nova direção da unidade universitária tomou posse. Janine Schirmer, professora titular livre-docente do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher, e Elena Bohomol, professora associada do Departamento de Administração em Serviços de Saúde, assumiram, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretora.
Balsanelli entregando a pelerine verde clara à Janine
Além das empossadas, compuseram a mesa diretora da sessão, o diretor em exercício da EPE, Alexandre Pazetto Balsanelli; o diretor do Campus São Paulo, Ramiro Anthero de Azevedo; a professora titular do Departamento de Enfermagem Pediátrica da EPE, Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira; e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), Lia Rita Azeredo Bittencourt, que na ocasião representou a reitora pro tempore, Raiane Assumpção, que está em missão acadêmica na China, pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), sendo a Unifesp a única universidade paulista a participar desta missão.
Cerimônia
O diretor em exercício da EPE, Alexandre Pazetto Balsanelli, em seu discurso
A cerimônia se iniciou com uma breve retrospectiva da história da escola e a apresentação de audiovisual com as atividades realizadas durante a gestão 2019-2023. Na sequência, Alexandre Pazetto Balsanelli proferiu o seu discurso, relembrando os desafios enfrentados durante o período da pandemia da covid-19 e ressaltando a importância do papel da enfermagem diante desse cenário. “As medidas sanitárias, então vigentes, exigiram a reprogramação das práticas assistenciais hospitalares e de extensão dos(as) estudantes de enfermagem, ocasionando diversas ações que foram compartilhadas com o quadro de colaboradores da unidade universitária, de forma a não comprometer a formação profissional dos(as) estudantes e o currículo acadêmico”, ressaltou. Encerrou desejando um bom novo ciclo de aprendizagem, crescimento e fortalecimento das relações, agradecendo por fazer parte dessa história como o primeiro homem na direção da EPE/Unifesp, lembrando que “chegamos aqui com o coração em paz e a certeza de que foram trilhados bons caminhos. Deixamos e levamos, ninguém constrói nada sozinho(a), estivemos juntos(as) nessa jornada”. Durante a cerimônia, Balsanelli foi homenageado pela Congregação da EPE/Unifesp, por seu trabalho à frente da direção.
No púlpito, a professora titular Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira
Na continuação da cerimônia, Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, representando o grupo de professores(as) titulares da EPE/Unifesp, relembrou a trajetória acadêmica e profissional da diretora eleita, e após a leitura do termo de posse, pela professora titular livre-docente Dulce Aparecida Barbosa, Janine recebeu de Balsanelli a pelerine verde clara, utilizada pela diretora da EPE/Unifesp em cerimônias, e a lâmpada símbolo da Enfermagem, o qual representa luz e esperança para a cura e bem-estar dos enfermos.
A professora titular Dulce Aparecida Barbosa realizando a leitura do termo de posse
Janine iniciou seu discurso de posse agradecendo a todos(as) presentes, como também aqueles(as) que fizeram e fazem parte da sua trajetória na EPE/Unifesp. “Já estive aqui neste púlpito outras vezes, mas é sempre uma grande emoção e, claro, uma responsabilidade muito grande receber a luz da Florence Nightingale, e certamente com esse time que tenho aqui faremos essa luz estar sempre acesa”.
A diretora eleita, Janine Schirmer
Se emocionou ao relembrar os anos de gestão durante a pandemia de coronavírus, e a perda de cinco colegas de trabalho nesse período. “Alexandre e eu estivemos aqui firmes junto com a Unifesp, defendendo o estado democrático de direito que é isso que acreditamos”. Logo após apresentou a sua vice-diretora, Elena Bohomol, frisando a sua importância na criação do Departamento de Administração em Serviços de Saúde, e terminou sua fala utilizando como compromisso de gestão o nome da chapa que a elegeu: “Vamos inovar para crescer, apesar dos difíceis caminhos da reconstrução da democracia, mas contando sim com o apoio de todos(as) vocês. Juntos(as) nós faremos, eu e a Elena, com a nossa força de trabalho a serviço dessa instituição, vamos mais uma vez entregar e fazer tudo o que nós sabemos fazer”, concluiu.
A vice-diretora eleita, Elena Bohomol
Ramiro Anthero de Azevedo parabenizou as eleitas e ofereceu todo o apoio do Campus São Paulo para uma gestão profícua e parceira. Lia Bittencourt comentou a história de sucesso da escola, e agradeceu em nome da Unifesp o trabalho realizado por todos(as) os seus (suas) diretores(as). Salientou a importância da entidade como referência nas áreas de saúde e enfermagem, dando destaque para o Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), iniciativa pioneira no país para pesquisa e qualificação de docentes e técnicos(as) administrativos(as). “A EPE é referência, é modelo e orgulho para a Unifesp. Desejo a professora Janine e a professora Elena, no quadriênio 2023/2027, sucesso na condução e saibam que terão a Reitoria, Pró-Reitorias e toda a Administração Central ao lado de vocês” finalizou.
A pró-reitora da ProPGPq, Lia Bittencourt
“Trá-Cá-Trá”
O pró-reitor da Praepa, Anderson Rosa
Ao final da cerimônia, os presentes assistiram um vídeo da professora titular e decana da EPE/Unifesp, Alba Lucia Bottura Leite de Barros, desejando uma boa gestão as eleitas, e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa), Anderson Rosa, puxou o “Trá-Cá-Trá”, tradicional grito de guerra da escola, encerrando com a apresentação da Enfarta Bateria da EPE/Unifesp.
Apresentação da Enfarta Bateria da EPE/Unifesp
Redes Sociais