Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisadores(as) da Unifesp participam de treinamento para laboratórios de alta contenção biológica
Início do conteúdo da página

Pesquisadores(as) da Unifesp participam de treinamento para laboratórios de alta contenção biológica

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 15h32 | Acessos: 1253

Promovido pelo CNPEM, atividade faz parte do Programa de Treinamento e Capacitação do Projeto Orion

Treinamento NB3 unifesp
Alunos(as) participam de treinamento no CNPEM (Divulgação/CNPEM)

Sete pesquisadores(as) da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) participaram, entre os dias 26 de fevereiro e 1.º de março, da primeira turma do treinamento para trabalho em laboratórios de alta contenção biológica do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM). A capacitação foi realizada no Laboratório de Treinamento em Biossegurança do CNPEM, espaço que simula um laboratório Nível de Biossegurança 3 (NB3).

Nesse treinamento, pesquisadores externos são capacitados para operar em laboratórios destinados à manipulação de agentes patogênicos que apresentam alto grau de transmissibilidade, tudo sob a supervisão de profissionais especializados - que conduzem avaliações individuais sobre os protocolos de biossegurança.

Os pesquisadores que concluíram a primeira turma do Programa de Treinamento e Capacitação em NB3 do CNPEM estão atualmente envolvidos em projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado que lidam principalmente com o agente etiológico Sars-CoV-2, entre outros. Este vírus, classificado como de classe de risco III, requer manipulação em laboratórios de nível de biossegurança 3.

Da Unifesp, participaram Ana Paula Chaves, Brenno Fernandes, Cristina Peter, Simone Ravena, Danilo Mendonça, Beatriz Moreira e Márcia Duarte.

*Com informações do site do CNPEM

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página