Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto de Fonoaudiologia desenvolve conteúdos acessíveis sobre linguagem
Início do conteúdo da página

Projeto de Fonoaudiologia desenvolve conteúdos acessíveis sobre linguagem

Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 11h54 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 08h04 | Acessos: 35782
imagem sem descrição.
Ação busca atingir profissionais e população acerca de assuntos ligados à linguagem nas diferentes fases da vida
Por Juliana Cristina

O projeto de extensão Na Ponta da Língua: Linguagem e Transtornos Associados!, vinculado à Liga Acadêmica de Linguagem e Transtornos Associados (LALT) do curso de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, é voltado para graduandos(as) de diferentes cursos com interesse em aprimorar conhecimentos sobre linguagem e seus desdobramentos. Formado por estudantes membros da LALT, o projeto foi criado em 2020 com objetivo de agrupar, desenvolver e publicar materiais informativos que abordem a questão desenvolvimento da linguagem e estabeleçam relação com os temas ministrados nas aulas da liga. O projeto também tem como proposta promover eventos, ações e campanhas de conscientização relacionadas à área, através das mídias sociais.

Marina Leite Puglisi, docente do Departamento de Fonoaudiologia, preceptora da LALT e coordenadora do projeto, comenta que "a proposta surgiu durante a pandemia na tentativa de trazer uma atividade prática aos alunos. Julgamos que o formato mais acessível, já que não poderia ser presencial, seria divulgarmos utilizando as redes sociais. A proposta da liga é bastante completa, porque os alunos têm aulas temáticas, rodando em diferentes módulos, que trabalham mais de um tema, e têm o projeto como atividade prática que, mesmo passando pela nossa curadoria, são eles quem desenvolvem o material".

Os temas trabalhados pelo Na Ponta da Língua: Linguagem e Transtornos Associados! são propostos e organizados dentro de um conteúdo programático no início do ano, para que o projeto seja conduzido a partir disso, e gerenciados pensando tanto nas aulas ministradas na LALT quanto nos temas gerais Linguagem na Educação Infantil, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Transtornos Neurológicos Adquiridos e Linguagem na Senescência e Senilidade. Puglisi ressalta: “esses grandes temas sempre existem, e os módulos são divididos dessa forma. Agora, o que falamos dentro de cada módulo, depende do ano, de como a temática caminha e dos convidados externos que trazemos. Então, esses temas são mais abrangentes, fixos, mas a temática de cada post ou conteúdo específico varia”. O projeto também procura seguir campanhas de datas ligadas à Fonoaudiologia, como Campanha do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, Gagueira, etc. Nathane Sanches Marques Silva, copreceptora da LALT, destaca: "além de informativos, também fizemos alguns materiais para treinamento, publicamos dicas sobre leitura e escrita para professores de educação infantil e um informativo sobre senilidade e senescência".

Atualmente, os conteúdos produzidos pelos(as) estudantes são publicados sobretudo no Instagram, rede na qual encontraram uma forma de atingir não apenas profissionais da área da saúde, como também pais, professores e a sociedade em geral. "No fundo, o projeto é uma concretização da interligação entre as atividades; ele ajuda a relacionar estudantes que estão passando por aquele tipo de conteúdo e agregar para que todos contribuam com o conhecimento do outro. No fim das contas, se beneficiam desde os fonoaudiólogos, até outros profissionais, pais e a população em geral”, evidencia Puglisi.

As organizadoras destacam a importância da vivência e aprendizado adquiridos no projeto para que os estudantes saibam como orientar e transmitir informações para a população de forma mais simples e acessível. Flávia Cardoso, diretora da LALT e discente do terceiro ano do curso de Fonoaudiologia, comenta: “falando como aluna, vi que nossa postura mudou, trouxe esse conhecimento de como fazer orientação de um jeito diferente. E isso também é um reflexo para a sociedade, pensando no quanto estamos ajudando e trazendo recursos para as pessoas, mostrando que dá para conversar de um jeito mais fácil sobre assuntos difíceis".

Puglisi aponta sua percepção a respeito da universidade estar vivendo uma "fase de transição e entendimento de que a sociedade deve ser incluída nas propostas da instituição". Como docente, ressalta: “vejo que muitas das atividades e pesquisas acabam ficando focadas apenas no núcleo acadêmico, mas é preciso entender que o papel da universidade é dialogar e incluir a sociedade nas propostas. Esse tipo de projeto, que engaja o aluno e provoca interação com o público em geral, é um ensinamento para todos. É um treinamento técnico, mas, mais do que isso, é uma forma dos alunos entenderem suas funções dentro da universidade. Fico feliz em ver os desdobramentos do projeto, e acho que precisamos pensar cada vez mais em como ampliá-lo e fortalecê-lo para engajar cada vez mais pessoas.

Para acompanhar o projeto Na Ponta da Língua: Linguagem e Transtornos Associados! e conhecer os conteúdos já produzidos, acesse aqui.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página
south xx video hindixxxvideo.com txxxc scaffold bengali sex vido russianporntrends.com kamapisachi com videos snis-539 javpussy.net 清純令嬢 中出し肉便器化計画 つぼみ oni chi-chi megahentai.org ryoujoku sex game xvideos bhojpuri hqtube.mobi xvideos rape
deepika singh hot pornfactory.info desi fudi video نيك فى الاتوبيس azcorts.com تبادل امهات سكس x** video hindi fuckvidstube.com fucking desi شرموطة جامدة felltube.com صور جنس مصرى swing zara prime-porn.com young mom sex
assamese sexy film mybeegporn.mobi telgubluefilm fuufuseikatsu hentaidl.net hentai manga shuz aunty romance pics xxxhindiporn.net lovers xnxx لحس كس مثير tubangs.com ميلف 33 natsume benkei hentaicredo.com elin peropero