Soraya Smaili é a nova conselheira da Fundação Conrado Wessel
Docente da Escola Paulista de Medicina completa 37 anos de dedicação acadêmico-científica
Clique acima para ouvir o conteúdo deste texto.
Soraya Soubhi Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo, tomou posse no Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel (FCW) na quarta-feira (08/02). A FCW patrocina entidades beneficentes e incentiva diferentes áreas do conhecimento por meio de prêmios a pessoas de destaque em suas áreas de atuação.
“Considero um privilégio por que há muitos anos, desde o início de minha carreira acadêmico-científica, que agora está completando 37 anos, desde que comecei o mestrado e depois o doutorado na Escola Paulista de Medicina, sempre tive uma admiração muito grande pela Fundação Conrado Wessel, principalmente pelo incentivo e apoio à ciência, à arte e a cultura em nosso país”, disse Smaili.
Foto: Alex Reipert
A nova conselheira da FCW ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia (ANF). Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), realizou mestrado, doutorado e livre-docência pela Escola Paulista de Medicina e pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Foi pesquisadora visitante no NIH e fellow da Fogarty Foundation.
Reitora da Unifesp no período 2013-2021, Smaili é coordenadora adjunta do Centro de Saúde Global (CSG-Unifesp) e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de morte celular, neurodegeneração e envelhecimento, e políticas públicas para educação e ciência.
Foi secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Diretório Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e membro da Iniciativa da Ciencia e Tecnologia no Parlamento. Integrou o Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e o Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu.
“As pessoas que estão na Fundação Conrado Wessel, que estão neste conselho, são pessoas que admiro muito. São cientistas de grande reputação tanto no Brasil como internacionalmente, dedicados ao desenvolvimento da ciência e isso me faz sentir muito honrada e buscarei contribuir com todas as minhas possibilidades para que esse trabalho seja o melhor possível”, ressaltou Smaili.
Fonte: FCW - Notícias
Redes Sociais