Unifesp promove concurso de quadrinhos Adole-sendo em Pandemia
As obras devem ser enviadas até 30 de agosto
Por Valquíria Carnaúba
A pesquisadora Sabine Pompeia, professora do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, está coordenando um concurso de representações gráficas (como quadrinhos e tirinhas), afim de explorar e divulgar o comportamento de adolescentes frente ao cotidiano imposto pela pandemia da covid-19. As obras devem ser enviadas até as 23h59 do dia 30 de agosto de 2020, e poderão ser produzidas por qualquer pessoa ligada a esses jovens. Menores de idade precisarão, contudo, ter consentimento de um responsável.
A iniciativa visa complementar um conjunto de informações recolhidas pela pesquisadora para o projeto de pesquisa Adole-sendo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O trabalho, iniciado em 2016, busca entender e divulgar informações sobre o desenvolvimento comportamental na segunda década de vida desses jovens e explorar como seu desenvolvimento é afetado por fatores biopsicossociais.
"Embora a pandemia de covid-19 cause forte impacto em todos, pretendemos chamar a atenção para o adolescer durante essa crise da civilização, já que essa é uma fase de vida bastante vulnerável a inúmeros fatores, como estresse", explica Pompeia. “O uso desse tipo de imagem, que retrata a vida com humor e reflexão, tem o potencial de chamar a atenção do público geral para diferentes problemáticas, sendo assim um importante instrumento para a divulgação científica”, complementa.
A avaliação se dará por meio de júri especialista e votação popular on-line. As obras vencedoras serão divulgadas nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram da universidade. Além disso, os autores das três obras com mais votos do júri especialista poderão divulgar, nos mesmos meios digitais, um vídeo de, no máximo, um minuto de duração, explicando como produziram sua obra.
Mais informações sobre o concurso no edital.
Redes Sociais