Objetivos
Objetivos:
O curso “Bioética” tem como objetivo principal capacitar estudantes de pós-graduação para a identificação, discussão e tomada de decisões frente a problemas éticos relacionados aos cuidados com a saúde e às ciências da vida. Adotando como bases conceituais os princípios da tolerância e da complexidade, pretendemos fomentar as competências moral e democrática dos estudantes por meio de exposições dialogadas, de discussões de casos e da exploração de bens culturais. E, uma vez que a missão da pós-graduação é formar professores e pesquisadores, daremos especial atenção à reflexão crítica sobre a atividade docente e os conflitos éticos nas pesquisas científicas.
Carga horária
Carga horária:
Carga horária de 30 horas, distribuídas em seis encontros de quatro horas cada (24 horas-aula) e mais seis horas de atividades extraclasse.
Quantidade de Créditos Atribuídos: 02
Ementa
Conteúdos:
- Ética e Moral. Principais correntes de fundamentação da moral (Ética das Virtudes, Deontologia, Utilitarismo, filósofos da suspeição). O surgimento da Bioética. Bases conceituais da Bioética. Os “Princípios da Ética Biomédica” (Não-maleficência, Beneficência, Respeito à Autonomia e Justiça).
- Estatuto moral do embrião. Abortamento. Reprodução Assistida. Diagnóstico Pré-implantação. Células-tronco embrionárias.
- Conceito de morte. Estado Vegetativo Persistente. Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia. Cuidados paliativos.
- Função docente. A promoção dos aspectos afetivo e cognitivo do comportamento moral de estudantes e profissionais de saúde.
- Ciência, tecnologia e o paradigma biotecnocientífico. Organismos Geneticamente Modificados. Quimeras. Aprimoramento humano (human enhancement).
- Uso de animais no ensino e na pesquisa em saúde. Conflitos éticos da investigação científica com seres humanos (uso de placebo, acesso pós-estudo, conflitos de interesse, vieses das publicações científicas, double standard etc.).
- Bioética clínica. Direitos do paciente (privacidade, veracidade, escolha, cuidados com a saúde). Uso das redes sociais pelos profissionais de saúde.
Bibliografia
Angell M. The Truth About the Drug Companies. Random House, 2005.
Ayer de Oliveira R (Coord). Cuidado Paliativo. CREMESP, 2008.
Beauchamp TL, Childress J. Princípios de Ética Biomédica. Edições Loyola. 2003.
Cortina A., Martinez E. Ética. Edições Loyola, 2005.
Gracia,D. Pensar a Bioética. Edições Loyola, 2010.
Harris J. Enhancing Evolution. Princeton University Press, 2007.
Oselka G (Coord.). Bioética Clínica. CREMESP, 2008.
Pessini L, Barchifontaine CP (Orgs). Problemas Atuais de Bioética. São Paulo. Edições Loyola. 2012.
Sandel M. Contra a perfeição. Ed. Civilização Brasileira, 2013.
Serodio A, Kopelman BI, Bataglia PUR. Promoting moral and democratic competencies: towards an educational turn of Bioethics. Revista Bioética CFM. 2016; 24 (2): 235-42.
Silveira FL. A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~lang/POPPER.pdf
Inscrições
Quem pode se inscrever:
Apenas para estudantes já matriculados nos programas de pós-graduação da Unifesp.
Após o encerramento do período oficial de inscrições, caso as vagas oferecidas não tenham sido preenchidas, abrimos a possibilidade para a inscrição de alunos especiais ligados aos programas de pós-graduação da Unifesp e para pós-graduandos de outras instituições.
Como se inscrever:
As inscrições devem ser efetuadas diretamente nas secretarias de cada Programa de Pós Graduação.
Redes Sociais