Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > XIII Conferência Internacional de Biologia Fúngica (IFBC) e IV Simpósio Internacional sobre Estresse Fúngico (ISFUS) 25 a 29 de setembro de 2022 – São José dos Campos, SP, Brasi
Início do conteúdo da página

XIII Conferência Internacional de Biologia Fúngica (IFBC) e IV Simpósio Internacional sobre Estresse Fúngico (ISFUS) 25 a 29 de setembro de 2022 – São José dos Campos, SP, Brasi

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 11h21 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 11h22 | Acessos: 691

image

Os fungos são essenciais para a vida em nosso planeta e desempenham papéis centrais em processos como indústria, agricultura e medicina. No entanto, poucas pessoas estão cientes da importância e do impacto que esses organismos têm para a vida humana e o meio ambiente. Os fungos são o nosso alimento e fermentam o pão que comemos, o vinho e a cerveja que bebemos. Os fungos são produtores de medicamentos, enzimas industriais e proteínas recombinantes, e estão entre os principais produtores de bioetanol e biodiesel. Os fungos são biorremediadores e assassinos de insetos e equilibram os ecossistemas como grandes recicladores de matéria orgânica. Os fungos podem causar grandes doenças em humanos, animais e plantas. Os fungos podem fazer tudo isso, em parte devido à sua alta resiliência, sendo capazes de habitar ambientes hostis, como o interior de um organismo mamífero, e lidar com vários tipos de estresse, incluindo estresse oxidativo, alta temperatura, radiação UV, ressecamento, privação de nutrientes, estresse osmótico e presença de compostos tóxicos. Essa capacidade de responder, sobreviver e transformar o ambiente nos leva a tentar entender os mecanismos bioquímicos e moleculares pelos quais os fungos são tão plásticos em sua capacidade de se adaptar ao estresse. Para fungos benéficos, a resistência ao estresse é o que buscamos. Para danificar os fungos, sua resistência aos estresses deve ser superada. Portanto, conhecer os mecanismos de adaptação ao estresse em fungos pode ampliar as possibilidades de intervenção para modular sua capacidade de adaptação a ambientes específicos no interesse da sociedade. nos levam a tentar entender os mecanismos bioquímicos e moleculares pelos quais os fungos são tão plásticos em sua capacidade de se adaptar ao estresse. Para fungos benéficos, a resistência ao estresse é o que buscamos. Para danificar os fungos, sua resistência aos estresses deve ser superada. Portanto, conhecer os mecanismos de adaptação ao estresse em fungos pode ampliar as possibilidades de intervenção para modular sua capacidade de adaptação a ambientes específicos no interesse da sociedade. nos levam a tentar entender os mecanismos bioquímicos e moleculares pelos quais os fungos são tão plásticos em sua capacidade de se adaptar ao estresse. Para fungos benéficos, a resistência ao estresse é o que buscamos. Para danificar os fungos, sua resistência aos estresses deve ser superada. Portanto, conhecer os mecanismos de adaptação ao estresse em fungos pode ampliar as possibilidades de intervenção para modular sua capacidade de adaptação a ambientes específicos no interesse da sociedade.

Este encontro contará com palestras de cientistas de vários países que trabalham em todos esses temas na fronteira da pesquisa em fungos, incluindo ecologia e meio ambiente, saúde, sustentabilidade, agricultura, indústria, tecnologia, biologia molecular e celular, bioquímica e processos industriais. Este evento será uma oportunidade única para debater com os mais conceituados cientistas nestas áreas.

Com base no grande sucesso do primeiro (Rangel et al. 2015), segundo (Alder-Rangel et al. 2018), e terceiro ISFUS (Alder-Rangel et al. 2020, Rangel e Alder-Rangel, 2020), o IV ISFUS será uma reunião conjunta, juntamente com a XIII International Fungal Biology Conference (IFBC) no Hotel Nacional Inn em São José dos Campos, SP, Brasil. Isso aumentará a visibilidade de ambas as reuniões e atrairá mais participantes de todo o mundo.

A International Fungal Biology Conference começou em 1965 em Bristol, Reino Unido e desde então tem sido realizada em Provo (Utah, EUA 1973), Gwatt (Suíça 1980), Stirling (Escócia 1987), Helen (Geórgia, EUA 1991), Konstanz (Alemanha 1996), Groningen (Holanda 1999), Guanajuato (México, 2009; https://funguscongress.ucr.edu ), Nancy (França 2006), Ensenada (México 2009), Karlsruhe (Alemanha 2013; http://www. iab.kit.edu/conference/index.php), Incheon Songdo, (Coreia do Sul 2017), e agora em São José dos Campos (Brasil, 2021). Esta série de conferências está focada em novos campos interessantes nas fronteiras da Biologia Celular Fúngica. Tanto o ISFUS quanto o IFBC são projetados para fornecer um ótimo ambiente para promover interações científicas e sociais. Espera-se que todos os participantes assistam a todas as palestras e, portanto, não são realizadas sessões simultâneas. As sessões de pôsteres são sempre muito animadas nessas reuniões e atingem um público semelhante às apresentações orais em outras reuniões.

Estamos confiantes de que uma reunião conjunta ISFUS-IFBC reunirá campos de fronteira complementares e emocionantes da biologia de fungos que devem ser atraentes para muitos jovens pesquisadores e estudantes neste campo, de todo o mundo.

 https://isfus2022.wordpress.com/

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Seminário PRESENCIAL - dia 04/11

        Aguardamos e agradecemos antecipadamente a presença de todos!     Pedimos que, por favor, avisem aos alunos e...

32º Congresso Brasileiro de Microbiologia

32º Congresso Brasileiro de Microbiologia Prezados (as) participantes. Informamos que se encontra...

Seminário SBPCel - Toda semana um novo tema!

    06/12/22, terça-feira, às 11:00h, na plataforma Google Meet: meet.google.com/rwm-bpbn-edn A reunião do...

Fim do conteúdo da página