Professor da EPM é eleito membro da Sigma Xi
Marcelo Briones fará parte da sociedade que tem 200 prêmios Nobel entre seus 100 mil membros associados
Clique acima para ouvir o conteúdo deste texto.
Por Loane Carvalho
O docente Marcelo Briones, pesquisador do Centro de Bioinformática Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) foi eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society, a maior sociedade de honra à pesquisa geral do mundo, fundada em 1886, na Universidade de Cornell, Estados Unidos.
"Fazer parte da Sigma Xi é uma grande honra dado o calibre de membros históricos dessa sociedade. É uma distinção especial, pois é uma escolha por indicação dos pares em reconhecimento às descobertas feitas pelo meu grupo de pesquisa, com especial menção aos meus estudantes de pós-graduação e graduação e TAEs que participaram dos trabalhos", enfatizou Briones.
Imagem: Arquivo Pessoal
A associação à Sigma Xi é feita apenas por indicação. Indivíduos selecionados que demonstraram potencial como pesquisadores são convidados a aderir como membros associados. A adesão plena é conferida àqueles que demonstraram conquistas notáveis em pesquisa.
Ao longo da distinta história da Sociedade, mais de 200 membros ganharam o Prêmio Nobel e muitos outros foram eleitos para a Academia Nacional de Ciências e para a Academia Nacional de Engenharia. Os membros da Sociedade são membros plenos ou associados com base nas realizações ou potencial da pesquisa.
Além de publicar a revista American Scientist , a Sigma Xi fornece subsídios anualmente para jovens pesquisadores promissores e patrocina uma variedade de programas que apoiam a ética na pesquisa, ciência e educação em engenharia, a compreensão pública da ciência, a cooperação internacional em pesquisa e a saúde geral da empresa de pesquisa.
Formação e atuação
Marcelo Briones possui bacharelado e licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 1994) e Pós-doutorado pela New York University (EUA) (1994-1996). É professor da Unifesp e foi pesquisador internacional do Howard Hughes Medical Institute (EUA) (2000-2005). Tem experiência na área de Genômica e Biologia Molecular, com ênfase em processos evolutivos e bioinformática. Participou como investigador principal do projeto genoma da Xylella fastidiosa da Fapesp, foi coordenador de centro de sequenciamento no projeto genoma humano do câncer (Fapesp e Instituto Ludwig) e do transcriptoma do cérebro epilético. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Life Fellow do Galton Institute (Reino Unido), e foi membro do comitê gestor da iniciativa brasileira de medicina de precisão (BIPMED). É editor associado de bioinformática e biologia computacional do periódico "Frontiers in Genetics".