Fachada do CAISM (Foto: Alex Reipert)
Matéria elaborada por Departamento de Comunicação Institucional - Universidade Federal de São Paulo
Local é uma parceria estratégica entre a Unifesp, a SPDM e a Secretaria Estadual de Saúde
No último dia 18 de abril de 2022, foi assinada a renovação do convênio do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), fruto de uma parceria estratégica firmada entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a partir do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O convênio CAISM SPDM-Unifesp-SES prevê recursos de custeio no montante total de 11 milhões e 340 mil reais, a ser repassado em parcelas mensais estimadas no valor de 945 mil reais pela secretaria, tendo como objeto o desenvolvimento de ações e serviços acadêmico-assistenciais à saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).
Iniciada em março de 2018, essa parceria tripartite é de fundamental importância para a universidade, voltada à atuação de estudantes de graduação e pós-graduação da área de saúde de diversas unidades universitárias, residentes médicos(as) e multiprofissionais da EPM/Unifesp, da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), assim como de residentes da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa.
Localizado no bairro da Vila Mariana, próximo ao Campus São Paulo da Unifesp e ao Metrô Vila Mariana, o centro atende a casos de saúde mental em todos os níveis de complexidade. Ele oferece assistência à saúde com qualidade aos(às) usuários(as) do SUS, encaminhados(as) pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), e tem pronto-socorro "porta aberta".
Para o professor Jair Mari, coordenador do CAISM e chefe do Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp, o centro é uma unidade tradicional no atendimento à saúde da população de São Paulo, e o Departamento de Psiquiatria tem uma produção científica de nível internacional, formando recursos humanos especializados para atuação em casos comuns e complexos da especialidade.
"O CAISM possui o pronto-socorro de Psiquiatria 'porta aberta' e 100% SUS mais importante da cidade de São Paulo, além de abrigar 60 residentes e 30 programas assistenciais de várias especialidades psiquiátricas. A SPDM tem experiência comprovada na administração de unidades públicas de saúde, e esse convênio tripartite inédito voltado a pacientes com transtornos mentais beneficia a toda população", destaca o coordenador.
Fachada do CAISM (Foto: Alex Reipert)
Matéria elaborada por Departamento de Comunicação Institucional - Universidade Federal de São Paulo