Dia mundial da atividade física
9 coisas que você precisa saber em benefício da saúde!
Os benefícios das atividades físicas para a saúde já são amplamente conhecidos. Mesmo assim, todos os anos, no dia 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física promove a conscientização para a importância da prática moderada e regular de exercícios para a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos, no mínimo, de atividade aeróbica por semana para adultos saudáveis e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Confira as recomendações de Ana Dâmaso:
1. O que importa é se movimentar, se mexer.
2. O exercício físico é sinônimo de saúde porque ele evita doenças como obesidade, dislipidemias (A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios/gorduras no sangue), ansiedade, depressão, alterações no sono, transtornos do humor, previne doenças no coração, pode baixar pressão controlando hipertensão, diabetes e gordura no fígado.
3. Se não for possível praticar atividade física durante a semana, faça pelo menos nos finais de semana. Alguns estudos demonstram que os exercícios nos finais de semana colaboram para controle por exemplo do colesterol alto e isso pode prevenir lá na frente as doenças cardiológicas.
4. Sedentarismo é uma doença. Tem o número CID (Classificação Internacional de Doenças) = Z72 - Problemas relacionados com o estilo de vida/Z72.3 Falta de exercício físico. O excesso de tempo parado desenvolve todas as doenças que podem ser prevenidas com atividade física.
5. Atividade física é qualquer movimento, andar, correr, saltar, pular, girar, andar de bicicleta, passear com cachorro, enfim, qualquer movimento que o corpo faça.
6. Exercício Físico é aquele recomendado e prescrito pra controlar vários tipos de doença, com frequência, intensidade e duração determinadas.
7. A criança tem a família como um espelho. Ela precisa ter pais e irmãos que deem o exemplo que vai copiar. Então, se os pais querem prevenir obesidade, diabetes, ansiedade e depressão na infância e na adolescência, dislipidemias ou qualquer doença, é importante que a família dê o exemplo. Se ficam o dia inteiro sentado na frente da televisão, a criança vai ficar também.
8. Para quem trabalha o dia todo, é importante fracionar o tempo sentado. A cada uma ou duas horas de trabalho sentado, é preciso levantar, caminhar pela sala, se for possível. Subir e descer escadas ao invés de usar o elevador. Outra dica importante é fazer alongamento sentado na cadeira e exercícios de relaxamento muscular.
9. Também para quem trabalha o dia inteiro fora de casa procurar levar algumas frutas para comer nos intervalos e na hora do café. Coisas saudáveis que vão colaborar com os efeitos potenciais do exercício não só no dia de hoje mas ao longo da vida.
Ana Raimunda Dâmaso
A Profa. Dra. Ana Dâmaso é livre-docente em Obesidade Clínica, pós-doutorado em Ciências Pediátricas e doutora em Nutrição, todos pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM). Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (EEFUSP) e graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Goiás (UEG). Mais informações: clique aqui