Doutorando em Oftalmologia da EPM é selecionado para participar do Encontro com Laureados do Nobel
A Academia Brasileira de Ciências escolheu os cinco representantes brasileiros
Clique acima para ouvir o conteúdo abaixo.
O doutorando Gustavo Rosa Gameiro, do Programa de Pós-graduação em Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), sob orientação dos docentes Paulo Schor e Tammy Osaki, foi um dos 635 jovens cientistas selecionados para participar do 72º Lindau Nobel Laureate Meeting. O evento, programado para ocorrer de 25 a 30 de junho de 2023 na cidade de Lindau, na Alemanha, reunirá os mais promissores pesquisadores do mundo e vencedores do Prêmio Nobel.
Cerca de 40 Prêmios Nobel já confirmaram sua participação, segundo informação do site da organização.
Todos os anos, dezenas de laureados do Nobel se reúnem com centenas de jovens cientistas do mundo inteiro para promover intercâmbio científico entre diferentes culturas e gerações. Os temas do encontro alternam entre medicina, química e física, sendo o deste ano de 2023 focado no prestigioso Prêmio Nobel de Medicina.
A escolha dos jovens cientistas destaque é feito pelas academias nacionais, cabendo à Academia Brasileira de Ciências (ABC) escolher os representantes brasileiros. As indicações são feitas por membros titulares e depois julgadas por uma comissão avaliadora composta por outros membros titulares que não indicaram candidatos. As escolhas são feitas com base nos critérios estabelecidos pela Fundação Lindau.
Imagem: FMUSP
Gustavo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2019) com especialização em Educação na Saúde (2019-2020), pela mesma instituição. Atualmente, é aluno de doutorado do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina - EPM/Unifesp (2020-). Lemann Fellow em parceria com o Instituto da Visão – Ipepo para realizar, em 2023, nos EUA, pesquisa em inovação em ciências visuais, inteligência artificial e realidade aumentada. Realiza ainda pesquisas em demografia médica em parceria com o Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e em educação médica no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (Cedem-FMUSP). Atualmente é Jr Faculty do Curso de Especialização em Educação na Saúde do Cedem-FMUSP e jovem líder da Academia Nacional de Medicina (2023-2028). Outras informações, clique aqui.
Com informações da Academia Brasileira de Ciências e da Lindau-Nobel.org