Manutenção do Uso de Máscara e demais medidas de prevenção para Covid-19 no Campus São Paulo – Unifesp
Nota Técnica 27
No Brasil, os casos novos e mortes por covid-19 estão diminuindo. Porém, há duas semanas, vários países da Europa, incluindo Alemanha, França, Suíça e Reino Unido, estão experimentando uma nova onda de covid-19 com aumento das internações e mortes. Acrescentamos a tudo isso, o que está acontecendo na China, que vem enfrentando surtos em duas de suas cidades mais populosas, Xangai e Shenzhen, além de Hong Kong e todo o país poderá ser afetado.
Durante a pandemia, novas ondas iniciaram-se na Europa e na Ásia e chegaram ao Brasil. Não é difícil entender, pois estamos em um mundo globalizado e muitas pessoas viajam para os grandes centros brasileiros, populosos, como São Paulo. Preocupação adicional com os festejos de carnaval no mês de abril e as recomendações dos gestores em flexibilizar as medidas de prevenção como a retirada das máscaras em locais fechados. Infelizmente, estas recomendações, criam uma mentalidade na sociedade de que a pandemia acabou, o que não corresponde à verdade.
As causas para estes novos aumentos de covid-19 são multifatoriais, mas estão certamente relacionadas à flexibilização das medidas de prevenção. A variante ômicron BA.2 é conhecida por ter maior transmissão, pelo menos cerca de 30% a mais do que sua linhagem próxima, ômicron BA.1. Com a flexibilização das medidas de prevenção e a diminuição da proteção da imunidade pela vacinação, o coronavírus Sars-CoV-2 consegue um ambiente favorável para transmissão. Sendo assim, enfatizamos a importância de manter as medidas de prevenção contra a covid-19 em todo o Campus São Paulo:
1. Todos os frequentadores do Campus São Paulo devem estar com a vacinação para covid-19 atualizada com as três doses. Dados da África do Sul e do Reino Unido demonstram que a eficácia da vacina contra a infecção pela variante ômicron com duas doses da vacina de mRNA (ex. Pfizer) é de aproximadamente 35%. Uma dose de reforço (terceira dose) restaura a eficácia da vacina contra a infecção para 75%. Além Manutenção do Uso de Máscara e Demais Medidas de Prevenção para Covid-19 no Campus São Paulo – Unifesp disso, a vacinação para covid-19 diminui o risco de doença grave, hospitalização e morte pela doença. Não deixe de atualizar a vacinação e apresentar o seu certificado ao órgão de vínculo!
2. O uso de máscara continua OBRIGATÓRIO em todos os ambientes do Campus São Paulo, não tirem a máscara durante as atividades;
3. No refeitório e restaurantes, o horário de almoço deve ser reduzido ao mínimo necessário para realizar a refeição;
4. Manter o distanciamento entre as pessoas;
5. Durante a refeição não converse, pois você estará sem máscara;
6. Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool-gel;
7. Mantenha limpo seu ambiente de trabalho como teclado, mesa etc.;
8. Não venha trabalhar se teve febre (>37,8°C) ou sintomas gripais (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar) dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar. Se apresentar sintomas de síndrome gripal, procure o Serviço Médico para orientação e conduta.
Estamos acompanhando diariamente os indicadores nacionais e de São Paulo da covid-19 e mantendo a redução de novos casos, pretendemos flexibilizar primeiro a ocupação dos anfiteatros, se possível a partir de abril. Porém, a retirada da máscara em salas de aula e demais ambientes fechados será avaliada com muito cuidado e após a pandemia estar controlada.
Todos estamos empenhados para que o retorno das atividades presenciais seja um sucesso e reavaliaremos a flexibilização das medidas de acordo com o cenário epidemiológico.
Comitê de Retorno Seguro do Campus São Paulo - Unifesp
Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do HSP - Unifesp