O combate à violência começa com a prevenção. A prevenção começa com a saúde mental
Discente da EPM/Unifesp recebe prêmio em evento da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular
Miguel Garcia, estudante de Tecnologia em Informática em Saúde, desenvolve o trabalho no Laboratório de Biologia Molecular de Patógenos do DMIP
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
O aluno Miguel Antonio do Nascimento Garcia, graduando do curso de Tecnologia em Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), recebeu o prêmio de melhor pôster na 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).
De 3 a 6 de junho, a SBBq promoveu o evento em Águas de Lindóia, São Paulo. O encontro foi marcado pela apresentação de trabalhos de diversas áreas do conhecimento, envolvendo alunos da graduação e pós-graduação de Universidades do Brasil inteiro.
O trabalho de iniciação cientifica intitulado "YEATS Domains: Identification and Characterization in Leishmania mexicana", apresentado no formato de pôster, sob a orientação de Nilmar Moretti, docente do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da EPM/Unifesp, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vem sendo desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular de Patógenos do DMIP.
Imagem: Arquivo Pessoal
“Participar da SBBq para mim foi uma experiência incrível, ali foi onde eu vi todos motivos pelo qual eu escolhi a ciência, ter contato com outros pesquisadores, conversar e divulgar o meu projeto, assistir palestras de pesquisadores incríveis, tudo isso foi fundamental para minha carreira científica e espero sempre manter esse espírito”, relata Miguel.
O projeto tem como objetivo a caracterização de dois genes previamente identificados em Leishmania mexicana, que desempenham papéis na maquinaria de crotonilação, uma modificação pós-traducional. Essa modificação é descrita como reguladora de processos fundamentais em outros patógenos. A elucidação do papel desses genes nesse patógeno específico tem o potencial de abrir portas para futuros alvos terapêuticos e vacinais, além de aprimorar o conhecimento dos mecanismos de adaptação e regulação gênica em Leishmania mexicana.
Atendimentos via SUS são destinados a crianças, adolescentes e adultos
O intuito do programa é implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio...
Obra aponta a transformação do cuidado com a saúde mental na cidade de São Paulo