O combate à violência começa com a prevenção. A prevenção começa com a saúde mental
EPE/Unifesp cria campanha para cuidados com as crianças durante a quarentena
Ações visam entreter as crianças, que estão sem aulas, além de evitar a propagação do coronavírus dentro de casa
Por José Luiz Guerra
Material de divulgação da EPE/Unifesp sobre a quarentena durante a pandemia do coronavírus
Cuidado com a Covid-19
Além das brincadeiras, a campanha visa mostrar que o coronavírus pode sobreviver por algum tempo nas superfícies como vidro, madeira, plástico e, inclusive, nos brinquedos. Dessa forma, é necessário redobrar a atenção com a limpeza dessas superfícies, fazendo com que as crianças também conheçam os cuidados a serem tomados. “É importante incentivar as crianças a lavarem as mãos antes e depois das brincadeiras, separar e limpar os brinquedos usados e manter os ambientes limpos e organizados”, explica Lucía Silva, docente do Departamento de Enfermagem Pediátrica da EPE/Unifesp, que participou da ação.
Aos responsáveis, a orientação é a de lavar regularmente os brinquedos com água e sabão ou com álcool 70%, além de limpar os ambientes da casa. “Em tempos de coronavírus, uma medida eficiente é higienizar os brinquedos em uma solução feita com 5 colheres de água sanitária, diluídas em 950ml de água, deixando os brinquedos imersos por 30 minutos e, depois, enxaguá-los. Outra opção é a de limpá-los com álcool 70% e deixar secar naturalmente”, recomenda Aline Santa Cruz Belela-Anacleto, vice-chefe do Departamento de Enfermagem Pediátrica. Não é recomendado levar brinquedos para o banho, já que o acúmulo de água pode causar mofo, mantendo o vírus vivo.
Em tempos de quarentena, todas essas medidas buscam propiciar um ambiente favorável ao convívio familiar, ao brincar, à distração e diversão, evitando ao máximo o vírus dentro de casa.
Além de Avelar, Silva e Belela-Anacleto, foram responsáveis pela campanha as docentes Denise Miyuki Kusahara, Andréia Cascaes Cruz, Edmara B.S. Maia e as enfermeiras Karina Hidemi Ueno Oura e Cláudia M.F. Floriano.
Material de divulgação da EPE/Unifesp sobre a quarentena durante a pandemia do coronavírus
Atendimentos via SUS são destinados a crianças, adolescentes e adultos
O intuito do programa é implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio...
Obra aponta a transformação do cuidado com a saúde mental na cidade de São Paulo