O combate à violência começa com a prevenção. A prevenção começa com a saúde mental
EPM/Unifesp se despede da mestre Catharina Brandi, com carinho
Foi a primeira mulher não médica que entrou no quadro de professores
Por CeHFi
O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo e o Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da EPM-Unifesp lamentam a perda da Professora Catharina Brandi, e aproveita para relembrar a história dessa importante figura da nossa instituição.
Docente da Escola Paulista de Medicina desde 1952, Catharina Maria Wilma Brandi foi graduada em Química (1949) e mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), pela EPM (1987). Membro da diretoria da Fundação Carlos Chagas, professora responsável da Faculdade Oswaldo Cruz e Professora adjunta do Departamento de Bioquímica da EPM-Unifesp.
Tendo sido mestre de muitas gerações, Profa. Catharina era uma das pessoas mais admiradas e respeitadas em nossa escola. Segundo ela mesma nos contou em entrevista cedida em 2007: “Acho que fui a primeira mulher não médica que entrou no quadro de professores! Depois, daí para frente, graças a Deus, mudou o espírito da coisa.”
Havendo participado do Projeto “75X75: 75 histórias de vida para contar os 75 anos da EPM/Unifesp” em 2007, sua história de vida pode ser lida na íntegra neste link: https://cehfi.unifesp.br/bmhv/historias-de-vida/category/21-catharina-maria-wilma-brandi
CeHFi - Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) é um órgão complementar do Campus São Paulo criado em 1999 e que está associado academicamente à Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Atendimentos via SUS são destinados a crianças, adolescentes e adultos
O intuito do programa é implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio...
Obra aponta a transformação do cuidado com a saúde mental na cidade de São Paulo