O combate à violência começa com a prevenção. A prevenção começa com a saúde mental
Professor da EPM/Unifesp é o cardiologista do ano
Antonio Carlos Carvalho recebe homenagem da Socesp pelo conjunto de sua carreira
Por Loane Carvalho
Professor titular da Disciplina de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Antonio Carlos de Camargo Carvalho, foi escolhido como o cardiologista do ano pelas Diretorias do XXXVIII Congresso de Cardiologia do Estado de São Paulo e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).
A placa de homenagem foi entregue por Ibraim Masciarelli, presidente da Socesp
Carvalho inseriu o Brasil em grandes estudos internacionais e muitos deles definiram as condutas cardiológicas válidas na atualidade. Foi responsável por implantar uma série de novidades no serviço de cardiologia da EPM, como a criação de diversos setores de subespecialidades, entre eles cardiopatias congênitas, cardiomiopatias e transplantes cardíacos.
O docente é um dos responsáveis pela incorporação da Cardiologia brasileira no cenário internacional, especialmente na Cardiologia americana e europeia, desde a década de 1990.
Além de orientar um grande número de alunos de pós-graduação e doutorado, fomentou e desenvolveu profissionais em praticamente todas as áreas da Cardiologia, inclusive com participação direta na criação e no desenvolvimento de novas extensões.
O Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU-Unifesp), um dos pioneiros em transplante cardíaco, é referência nacional no tratamento das síndromes coronárias agudas em partes graças aos trabalhos do cardiologista.
* Rafael Beserra - crédito das fotos
Atendimentos via SUS são destinados a crianças, adolescentes e adultos
O intuito do programa é implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio...
Obra aponta a transformação do cuidado com a saúde mental na cidade de São Paulo