O combate à violência começa com a prevenção. A prevenção começa com a saúde mental
Recondução da diretoria do Campus São Paulo é oficializada em cerimônia
As professoras Rosana Puccini e Beatriz de Castilho permanecem, respectivamente, como diretora e vice-diretora na gestão 2017-2021
Por Juliana Narimatsu
“A emoção é muito grande. Estou muito feliz! Eu gostaria de agradecer à comunidade que reconheceu o nosso trabalho e deu seu voto de confiança. Certamente entendemos que esse é um momento de reconhecimento não só do trabalho que foi realizado, mas também de toda a nossa trajetória. Agradecemos também ao Conselho do Campus São Paulo pela nossa indicação e à Profa. Soraya Smaili pela nomeação. Terminar uma gestão e iniciar outra permite uma reflexão sobre os novos passos. É o que nós temos feito e, para isso, contamos com a participação de todas as pessoas que se dedicam muito à nossa instituição. Nós temos pessoas valiosas que nos acompanham e que trabalham conosco”, disse a professora Rosana Fiorini Puccini em seu discurso durante a cerimônia de recondução da diretoria do Campus São Paulo, gestão 2017-2021, realizada no dia 25 de abril no Anfiteatro Leitão da Cunha.
Reconduzida ao cargo de direção do Campus São Paulo, Rosana falou ainda sobre as diretrizes que pautaram a gestão anterior do campus: o fortalecimento das áreas administrativas e de infraestrutura, das instâncias de decisão – conselhos, congregações e comissões –, do trabalho de apoio à área acadêmica, aos estudantes e residentes, bem como a participação no Conselho Gestor do Hospital Universitário. Além disso, lembrou de pessoas significativas que a estimularam e criaram oportunidades para a sua carreira e agradeceu aos colegas de trabalho do Campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Escola Paulista de Enfermagem e Reitoria da Unifesp, que deram suporte durante todo o período da gestão que está sendo finalizada.
Professora Rosana Puccini discursa diante do auditório do Anfiteatro Leitão da Cunha
Diante de um auditório lotado, professora Beatriz Amaral de Castilho, reconduzida ao cargo de vice-diretora do campus, destacou um dos pontos trabalhados durante a gestão anterior. “Acredito que um dos pilares foi a organização das atividades administrativas e de infraestrutura do campus, buscando definir as competências e prover as condições para que as unidades universitárias realizem as suas funções finais: educação, pesquisa e extensão. Esse exercício é interessante, já que somos o único campus com essa estrutura. A experiência e aprendizado será importante para a universidade como um todo. Tenham a certeza que vamos trabalhar nesse sentido. Esperamos contribuir para que nossos docentes e técnicos tenham melhores condições de trabalho para levarem a tarefa maior que cabe a todos: a educação de qualidade e a construção de um país mais justo”.
A cerimônia foi aberta com o discurso de saudação realizado pela professora Vania D’almeida. “É com grande alegria que venho saudar a diretoria do Campus São Paulo eleita para o quadriênio 2017 a 2021. A coragem e o compromisso da professora Rosana e a da professora Beatriz ao aceitarem esse novo desafio, que podemos dizer novo, porém velho conhecido, são atitudes que nos ganharam para sempre. Os docentes do Campus São Paulo desejam toda a energia e firmeza para cumprir seu programa de gestão”.
O colar doutoral foi entregue pela reitora da Unifesp Soraya Smaili para a professora Rosana Puccini, dando prosseguimento ao cerimonial. Posteriormente, foram assinados os termos de posse.
Professora Soraya Smaili entrega colar doutoral para professora Rosana Puccini
A reitora Soraya Smaili comentou sobre a importância do papel de docentes como as professoras empossadas. “Eu me sinto muito honrada de mais uma vez representar a nossa universidade nessa cerimônia. Conheço a Rosana e a Beatriz há alguns anos, mas, em especial, nos últimos quatro, vivemos intensamente e fizemos muitas coisas juntas. Ter essas professoras, não só assumindo em um tempo difícil, mas colocando todo o seu talento, toda a sua inteligência e toda a sua vontade de lutar para que essa universidade seja uma instituição pública, gratuita, de qualidade e de excelência é uma conquista nossa também. A única universidade federal com recredenciamento máximo do Estado de São Paulo. Temos que nos orgulhar e lembrar disso todos os dias, pois é fruto do nosso trabalho e de toda a nossa dedicação. Não podemos esquecer disso em momento algum. Existem desafios pela frente, mas só vamos superá-los com pessoas como os docentes que estão aqui hoje, em especial, a professora Rosana e a professora Beatriz, além, evidentemente, de toda a nossa comunidade. Quero parabenizar e desejar muito sucesso a vocês e a todos nós”.
A mesa da sessão solene contou com a presença da diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Janine Schirmer, da diretora da Escola Paulista de Medicina, Emilia Inoue Sato, e do diretor-superintendente do Hospital São Paulo, José Roberto Ferraro. Estavam presentes na cerimônia pró-reitores, diretores, docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos.
Professoras Rosana e Beatriz assinam o termo de posse
Atendimentos via SUS são destinados a crianças, adolescentes e adultos
O intuito do programa é implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio...
Obra aponta a transformação do cuidado com a saúde mental na cidade de São Paulo