O combate à violência começa com a prevenção. A prevenção começa com a saúde mental
Titular da EPM/Unifesp assume presidência da ISHAM
É o primeiro brasileiro eleito a assumir o cargo
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
Por Renato Conte
O docente da Infectologia, Arnaldo Colombo, é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de presidente eleito da Sociedade Internacional de Micologia Humana e Animal (ISHAM), uma organização mundial independente que almeja representar todos os médicos micologistas, cientistas clínicos e pesquisadores fundamentais com interesse em doenças fúngicas.
A cerimônia de posse de Colombo aconteceu em setembro de 2022, em Nova Delhi (Índia). Ao assumir o cargo, o docente irá passar nove anos no Conselho da ISHAM. O presidente da instituição vivência três fases: presidente eleito, vai colaborar com as pautas; após três anos, ele assumirá como presidente em exercício, quando de fato comandará a ISHAM; e finalmente vai atuar como presidente
anterior, sendo mentor das outras duas categorias.
Arnaldo Colombo é médico infectologista graduado em 1983, pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), onde também cursou o mestrado em 1989 e uma parte do doutorado sanduíche em 1994, realizado em parceria com a Universidade do Texas (EUA). Atualmente, é professor titular na EPM/Unifesp, e diretor técnico do Laboratório Especial de Micologia da instituição.
A ISHAM hoje representa trinta e quatro associações e mais de 900 profissionais que trabalham com doenças fúngicas e fungos patogênicos em humanos e em animais, sendo reconhecida como afiliada não governamental da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Atendimentos via SUS são destinados a crianças, adolescentes e adultos
O intuito do programa é implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio...
Obra aponta a transformação do cuidado com a saúde mental na cidade de São Paulo