Nota da Reitoria sobre portaria do MEC relativa ao retorno de atividades presenciais
Sobre a Portaria nº 1.030 do MEC, publicada em 1º de dezembro, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais a partir de 4 de janeiro de 2021, a Reitoria informa que a Universidade Federal de São Paulo, em consonância com a autonomia universitária, manterá as recomendações e os protocolos estabelecidos pela nossa Comissão de Retorno Seguro (CRS) e seguirá as orientações do nosso Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus (CPEC). Além disso, nossos Conselhos Superiores, especialmente o Conselho Universitário, aprovaram o planejamento de atividades remotas especiais, estando o segundo semestre de 2020 já está em curso e deverá seguir o planejamento até o início de março. A integralização dos estudantes da área de saúde seguirá uma dinâmica específica elaborada pelas comissões curriculares de acordo com as especificidades. Salientamos que as atividades de pesquisa e de assistência continuam em execução.
Em razão do agravamento do quadro epidemiológico na região metropolitana de São Paulo, que acarretou a regressão da fase verde para a amarela em todo Estado de São Paulo, o CPEC já realizou análise semanal de acompanhamento dos dados e continuaremos com o nosso planejamento, mantendo o segundo semestre de 2020 em andamento e a sua finalização prevista para março de 2021.
A Unifesp entende ser intocável a questão da preservação da vida de seus estudantes e profissionais, especialmente os profissionais de saúde, além da vida dos brasileiros, e reitera que não colocará em risco a saúde de sua comunidade.