Doutorando da Unifesp conquista prêmio por pesquisa na área de Reprodução Humana
A pesquisa de Matheus Gröner demonstra melhorias significativas no potencial fértil de adolescentes com varicocele
Por Loane Carvalho
O doutorando Matheus Ferreira Gröner, estudante do Programa de Pós-graduação em Urologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), foi homenageado com o prestigioso Travelling Scholar Award. Este prêmio é concedido pela Society of Reproductive Surgeous (SRS) e Society for Male Reproduction & Urology (SMRU) em reconhecimento ao trabalho na área da Medicina Reprodutiva.
O destaque de Gröner, que teve a oportunidade de receber o certificado de reconhecimento em uma cerimônia realizada durante a 79ª Reunião Anual da American Society for Reproductive Medicine (ASRM), em Nova Orleans, Louisiana, no dia 17 de outubro, reside em seu projeto intitulado "Adolescent Varicocelectomy Improves Long-Term Fertility Potential".
Matheus Ferreira Gröner (Imagem: Arquivo Pessoal)
Sob a orientação do docente Renato Fraietta, da Disciplina de Urologia, a pesquisa investigou os "efeitos positivos a longo prazo do tratamento de varicocele (varizes escrotais) em adolescentes". Os resultados indicam uma "melhora significativa e progressiva no potencial fértil desses jovens pacientes após 10 anos de tratamento", informou o laureado.
O jovem pesquisador compartilhou sua experiência ao poder divulgar e ter seu estudo reconhecido. "Uma honra poder divulgar e ter nossa ciência reconhecida em um dos maiores congressos mundiais de Reprodução Humana. Pessoalmente foi um grande desafio vir até aqui e representar a EPM". Essa foi a primeira participação de Gröner em um congresso internacional e "esse orgulho de ter um trabalho reconhecido foi muito gratificante".
Matheus Ferreira Gröner durante a apresentação do projeto premiado (Imagem: Arquivo Pessoal)