Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CeHFi comemora 25 anos com seminário especial

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 11h50 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 11h50 | Acessos: 260

Evento marcou a importância do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde para a EPM - Unifesp

 

cehfi 25anosO Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) celebrou seu 25º aniversário em um evento realizado no dia 12 de junho de 2024, no Anfiteatro C (Nylceo Marques de Castro). O CeHFi, que é um órgão complementar do Campus São Paulo, associado academicamente à Escola Paulista de Medicina (EPM), tem sido um pilar de desenvolvimento humano e científico, promovendo atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo das humanidades em interface com a área da saúde desde sua fundação, em 1999.

O evento contou com a presença de figuras importantes da universidade. Na abertura, estiveram presentes a reitora da Unifesp, Raiane Patrícia Severino Assumpção, o diretor do Campus São Paulo, Ramiro Anthero de Azevedo, o diretor da Escola Paulista de Medicina, Magnus R. Dias da Silva, e a diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Janine Schirmer. Eles discutiram a importância do CeHFi para a EPM, EPE e toda a Unifesp.

Após a abertura, a primeira mesa temática, intitulada “A História e a Literatura nos 25 anos do CeHFi”, contou com a presença de Ana Nemi, professora da Escola De Filosofia, Letras E Ciências Humanas da Unifesp (EFLCH-Campus Guarulhos), que falou sopbre a importância acervo histórico do CeHFi para a história da EPM. Logo após, Afonso Neves, professor do Departamento de Neurologia, explorou a história da medicina na EPM e, por fim, Rafael Ruiz, professor da EFLCH, destacou o trabalho do Laboratório de Humanidades (LabHum) do CeHFi, vencedor do Prêmio Viva Leitura de 2015.

A programação também incluiu uma sessão de homenagens a Mercedes de Oliveira Neto, Dr. Valdir Reginato, Dra. Maria Auxiliadora Craice De Benedetto e Dra. Fabiola Holanda Barbosa Fernandez, reconhecendo suas contribuições ao longo dos anos.

A mesa de encerramento, intitulada "Os 25 anos do CeHFi: humanidades e humanização em saúde", foi conduzida pelo Diretor do CeHFi, Dante Gallian, que discutiu o papel crucial do Centro no desenvolvimento das humanidades em saúde. Também fizeram parte do debate Nádia Vieira, que falou sobre saúde e espiritualidade, e Yuri Bittar, que abordou o olhar sobre a humanização.

O CeHFi continua a promover atividades de pesquisa, ensino e extensão nas humanidades aplicadas à saúde. Suas iniciativas, apoiadas por instituições como FAPESP, CAPES, CNPq e King’s College London, têm sido fundamentais na preservação e divulgação da memória da EPM e na promoção de um cuidado mais humanizado.

O evento está disponível na íntegra no canal do CeHFi no YouTube.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Curso Básico para a Utilização de Animais em Ensino e Pesquisa Científica da UNIFESP

Apresentação: A disciplina tem como objetivo oferecer aos pesquisadores que utilizam animais em...

Disciplina de Medicina Culinária da Unifesp une arte de cozinhar e ciência médica

Com uma abordagem inovadora e integrativa, ela é uma ferramenta poderosa para a promoção da saúde...

Departamento de Informática em Saúde da EPM/Unifesp conquista credenciamento junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCT)

Parceria com empresas, projetos de pesquisa e desenvolvimento e formação de profissionais...

CeHFi comemora 25 anos com seminário especial

Evento marcou a importância do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde para a EPM -...

Fim do conteúdo da página