O período de Campanha será de 13/01/25 a 18/02/25
Espaço de armazenamento dos e-mails institucionais será limitado
A partir de março de 2023, os e-mails das universidades federais, entre elas, a Unifesp, terão seu espaço de armazenamento reduzido. No caso dos(as) estudantes, esse prazo vai até 5 de janeiro, de acordo com o cronograma estabelecido na Resolução CETIC nº 01/2022. A redução se deve a uma mudança na política do Google, voltada a escolas e universidades.
Desde a implantação do projeto Google Workspace (antes conhecido como GSuite), em 2019, quando da migração dos e-mails @unifesp.br da infraestrutura própria da Unifesp para a plataforma em nuvem do Google, todos as contas institucionais passaram a ter espaço de armazenamento ilimitado, tanto para e-mails quanto para arquivos, documentos, fotos, entre outros. Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir do drive os arquivos desnecessários.
“Inicialmente, o Google informou a todas as universidades aderentes ao projeto, incluindo a Unifesp, que este recurso de armazenamento ilimitado seria mantido por tempo indeterminado, contudo, houve uma mudança por parte do Google e este recurso só está garantido até o final de 2023, quando passará a existir um limite de uso por instituição”, explica a superintendente de Tecnologia da Informação, Lidiane Cristina da Silva.
A regra limita em 5GB o espaço de armazenamento para os usuários, podendo chegar a 15GB mediante justificativa. Visando minimizar ao máximo os possíveis problemas que esta limitação trará à comunidade, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) vem implementando novos sistemas de monitoramento de espaço para adequar a universidade às novas imposições que serão aplicadas pelo Google.
Para se adequar aos novos limites, recomenda-se analisar o consumo atual e excluir do drive os arquivos desnecessários. Para isso, podem ser seguidas as seguintes etapas (necessário estar autenticado com sua conta institucional):
• Confirmar a quantidade de armazenamento que utiliza
• Analisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários
O prazo final de adequação de todos(as) os(as) usuários(as) é até março de 2023. Depois desse prazo, serão aplicadas sanções até que haja a adequação do volume de armazenamento. A Unifesp tem buscado alternativas junto ao MEC e outras entidades para que seja revista essa política, concomitante buscando outras soluções, portanto, a normativa pode ser revista a qualquer momento.
Vale lembrar que o serviço de armazenamento é destinado a fins educacionais. Recomendamos que os(as) usuários(as) iniciem a adequação às novas cotas de armazenamento antes do prazo informado, visando não ficar impedido de realizar o armazenamento de novos arquivos e/ou de receber novos e-mails.
Dicas para otimização de espaço
• Tenha o hábito de apagar mensagens de e-mail e arquivos que você não precisa mais;
• Evite anexar arquivos grandes em mensagens de e-mail, em vez disso, prefira o eduPlay@RNP ou YouTube;
• Evite armazenar fotos, músicas e conteúdo multimídia;
• Utilize somente para fins institucionais (evite usar para assuntos pessoais).
Em caso de dúvidas, acesse a plataforma SUA Unifesp.
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