Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Participe e faça a diferença na Unifesp: Eleições para representação nos Colegiados

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 16h08 | Acessos: 2556

As inscrições foram prorrogadas até às 23h59 do dia 18/10

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Você, membro da comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem a oportunidade de influenciar o rumo da nossa instituição e contribuir ativamente para a tomada de decisões. As eleições para representação nos colegiados estão abertas e prorrogadas até às 23h59 do dia 18 de outubro de 2023. Seja a voz da mudança e participe!

 

O que são os Colegiados?

Os colegiados são órgãos consultivos, deliberativos e fiscalizadores da Unifesp. Eles desempenham um papel crucial na governança e administração da universidade, abordando áreas relacionadas a assuntos acadêmicos e administrativos. Os principais Conselhos Centrais, como o Conselho Universitário (Consu), o Conselho de Graduação (CG) e o Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq), tomam decisões fundamentais sobre as diretrizes acadêmicas e administrativas.

 

Como Participar?

Se você é estudante, professor(a) ou técnico(a) administrativo(a), pode se candidatar para representar a sua categoria em um dos colegiados. As inscrições estão prorrogadas até o dia 18 de outubro de 2023. Acesse o Portal de Sistemas da Unifesp e localize o sistema "Inscrição Eleições de Representação de Colegiados 2023". Dúvidas sobre o acesso ao sistema poderão ser esclarecidas no SuaUnifesp:  https://sua.unifesp.br/.

Importante: Cada interessado(a) pode se candidatar a apenas um dos Colegiados dos Conselhos Centrais. No entanto, nos Colegiados das Congregações e Conselhos de Campus, a inscrição é permitida para candidatos(as) que já tenham se inscrito em algum dos Conselhos Centrais. 

 

Por que é importante participar?

A participação nas eleições para representação nos colegiados é uma oportunidade de influenciar diretamente as decisões que afetam a nossa universidade. Seja você um(a) estudante que deseja melhorar as condições de estudo, um(a) professor(a) comprometido(a) com o ensino de qualidade ou um(a) técnico(a) administrativo(a) empenhado(a) em aprimorar as condições de trabalho, a sua voz importa.

 

Conselhos de Campus e Congregações: Pilares da governança local na Unifesp

- Conselho de Campus: Delibera as ações administrativas, elabora o regimento interno e acompanha e referenda as atividades da direção acadêmica.

- Congregação de Unidades Universitárias:  Aprova a criação ou extinção dos departamentos, delibera sobre a distribuição de vagas destinadas à Unidade Universitária e propõe a criação dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão

- Congregações de Campus: São aquelas referentes aos Campi que abarcam apenas uma Unidade Universitária e acumulam as atividades de Conselho da Campus e Congregação de Unidade Universitária.

Esses órgãos são essenciais para garantir que cada local da Unifesp funcione de maneira eficaz, tomando decisões que atendam às necessidades específicas de sua comunidade acadêmica e promovendo a democracia na tomada de decisões.

 

Democracia Universitária

A Unifesp valoriza a democracia universitária, onde a diversidade de opiniões e experiências contribui para a construção de políticas e diretrizes acadêmicas e administrativas eficazes. Ao participar das eleições, você está desempenhando um papel ativo na governança da universidade e na construção do nosso futuro.

 

Acesse o Portal de Sistemas da Unifesp e inscreva-se hoje mesmo. Participe e seja parte da construção do nosso futuro na Unifesp. Junte-se a nós e faça a sua inscrição agora!

 

Saiba mais sobre o funcionamento dos órgãos colegiados neste link.

O regulamento completo como o cronograma, vagas disponíveis, tempo de mandato por categoria e demais informações estão disponíveis na página das Eleições Unifesp.

 

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Categoria:

Novo espaço de estudos é inaugurado no Campus São Paulo

Ambiente foi planejado e organizado para atender uma importante demanda de estudantes de graduação...

Campanha de arrecadação em prol das vítimas das enchentes no RS

Doações de água potável e materiais de limpeza serão recebidas nos dias 9 e 10 de maio

Campus São Paulo realiza treinamento para combate ao mosquito da dengue

Ação visa formar multiplicadores com o objetivo de combater a disseminação do mosquito transmissor da...

Fim do conteúdo da página