Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa FO-CO promove educação socioemocional e cultura de paz nas escolas públicas

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 15h47 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 15h47 | Acessos: 1224

Projeto da Unifesp oferece oficinas para adolescentes, familiares e profissionais da saúde e educação, visando a convivência compassiva.

 

Por Paula Garcia

A imagem contém uma ilustração de três pessoas sentadas em um banco, em uma cena de apoio emocional. O texto na parte superior diz:
Primeira oficina do projeto é voltada à adolescentes entre 14 e 18 anos

O Programa FO-CO (Formar para Conviver): educação socioemocional e convivência compassiva entre adolescentes, familiares e educadores(as) é um projeto que tem como objetivo oferecer educação socioemocional e de cultura de paz para adolescentes e familiares, além de formar profissionais da saúde, educação e assistência social como multiplicadores.

Desenvolvido por pesquisadoras da Unifesp e baseado em evidências científicas, o FO-CO é uma tecnologia social que associa o ensino de práticas contemplativas a processos de autoconhecimento e habilidades de comunicação para fortalecer os vínculos entre as pessoas, visando uma convivência mais compassiva para a comunidade de escolas públicas brasileiras.

Aprovado para recebimento de emenda parlamentar, o projeto passou por análise de orçamento, mérito, avaliação de especialistas e votação popular, em concorrência com mais de 300 propostas. A emenda foi pactuada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O projeto prevê a entrega de:

  • Seis oficinas on-line com duração de três horas cada, para adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas de qualquer estado brasileiro (40 vagas por oficina);
  • Sete turmas do FO-CO Adolescentes para adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas de qualquer estado brasileiro (40 vagas por turma);
  • Quatro turmas do FO-CO Família para pais ou responsáveis por adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas de qualquer estado brasileiro (40 vagas por turma);
  • Curso de Formação para Facilitação do Programa FO-CO, com seis meses de duração, encontros quinzenais de 4 horas. Serão disponibilizadas 80 vagas para profissionais de saúde, educação e assistência social da rede pública que atendam adolescentes em qualquer estado brasileiro.

Se você tem entre 14 e 18 anos e está matriculado em escola pública, participe das primeiras oficinas: Jogo FO-CO nas Emoções.

Escolas interessadas no programa podem procurar a equipe pelo site www.nepsiseducacao.com.br ou pelo Instagram @nepsisedu, onde serão também divulgadas as inscrições para os próximos cursos.

 

Fonte: DCI/Unifesp (https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/7116)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Dulce Casarini recebe prêmio da International Society of Hypertension (ISH)

O prêmio tem como objetivo reconhecer, incentivar e inspirar mulheres na ciência e na medicina no...

Campus São Paulo celebra Semana do Servidor com programação especial

A programação prevê um dia especial com atividades presenciais para servidores(as) técnicos(as) e...

CSP recebe cerca de 400 estudantes de ensino fundamental e médio na SNCT 2024

Estudantes puderam participar de diversas atividades, dentre palestras, oficinas, visitas e feiras de...

Fim do conteúdo da página