Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Primeiro do Brasil: Rubens Belfort lidera o ranking de pesquisadores oftalmologistas

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h49 | Acessos: 2787

AD Scientific Index analisa trabalhos de mais de 1,3 milhão de cientistas no mundo

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Por Loane Carvalho*

No âmbito da pesquisa oftalmológica, o professor Rubens Belfort Mattos Junior, do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), conquista a posição de destaque no ranking da AD Scientific Index como o primeiro oftalmologista brasileiro em termos de publicações e citações científicas do País, destacando-se igualmente entre seus pares na América Latina.

A classificação é meticulosamente elaborada por um site independente de renome, que analisa o desempenho de mais de 1,3 milhão de cientistas em todo o mundo. A AD Scientific Index utiliza métricas e indicadores de relevância em publicações científicas para reconhecer os pesquisadores com a mais significativa produção acadêmica e influência.

 

RubensBelfort agasalho EPM

Dr. Rubens Belfort Mattos Junior, primeiro no ranking de pesquisadores oftalmologistas no Brasil. Imagem: Arquivo Pessoal

 

O coordenador da Comissão Temporária de Celebração dos 90 anos da Escola Paulista de Medicina é médico formado pela EPM, com mestrado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela mesma instituição, além de doutorados em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Microbiologia e Imunologia pela EPM. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Academia Ophthalmologica Internationalis (AOI), da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) e do Conselho Curador da Fundação Conrado Wessel (FCW). Belfort também desempenhou cargos de liderança, incluindo a presidência da Academia Nacional de Medicina, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Associação Pan-americana de Oftalmologia (PAAO) e do World Ophthalmology Congress (WOC). Autor e editor de uma extensa lista de livros, incluindo títulos como “Oftalmologia em Clínica Médica”, “Manifestações Oculares da Aids”, “Córnea”, “Uveites“, “Oftalmogeriatria“, "Oftalmologia Pediátrica“ e “Exames e Diagnósticos em Oftalmologia”, além de contribuir com centenas de capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas médicas. 

 

(*) Com informações de FCW.org

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Novo espaço de estudos é inaugurado no Campus São Paulo

Ambiente foi planejado e organizado para atender uma importante demanda de estudantes de graduação...

Campanha de arrecadação em prol das vítimas das enchentes no RS

Doações de água potável e materiais de limpeza serão recebidas nos dias 9 e 10 de maio

Campus São Paulo realiza treinamento para combate ao mosquito da dengue

Ação visa formar multiplicadores com o objetivo de combater a disseminação do mosquito transmissor da...

Fim do conteúdo da página