Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Alunos da EPM participam de aula imersiva com tecnologia avançada aplicada à saúde
Aula apresentou tecnologias inovadoras, incluindo simulações em realidade virtual para aprendizado clínico e cirúrgico
No dia 4 de setembro de 2024, no Laboratório Daniel Sigulem, a equipe da MedRoom demonstrou suas tecnologias imersivas para os alunos de graduação dos cursos de Tecnologia em Informática em Saúde, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia Oftálmica da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp). A aula, que integra a disciplina de Informática Aplicada à Saúde, oferecida no primeiro semestre desses cursos, foi acompanhada pela vice-chefe do departamento e responsável pela disciplina, Profa. Rita Maria de Lino Tarcia, e pela coordenadora do LabDIS, Profa. Linda Bernardes.
Foto: 📸 @apelogi
Os alunos, que estão no início da jornada acadêmica, tiveram a oportunidade de explorar o corpo humano através de sistemas imersivos que abrangem os sistemas cardiovascular, respiratório, muscular, esquelético, digestivo e endócrino. Além disso, realizaram uma simulação clínica virtual com o paciente virtual Simplício Martins, utilizando inteligência artificial para conduzir a anamnese. Durante essa interação, o paciente virtual apresentava reações emocionais que variavam conforme a empatia demonstrada pelos alunos, reforçando a importância da humanização no atendimento. “Quanto mais empatia o aluno demonstra, melhor é sua compreensão e absorção do caso clínico,” destacou Sandro Nhaia, CTO da MedRoom.
A Profa. Rita Tarcia comentou: "É incrível ver como a tecnologia pode transformar o ensino da saúde. As experiências proporcionadas hoje farão toda a diferença na formação dos nossos alunos, permitindo um aprendizado mais profundo e humanizado." Já a Profa. Linda Bernardes enfatizou a inovação: "Estamos dando aos nossos alunos ferramentas poderosas, que não só melhoram o ensino, mas também os preparam para um futuro onde a tecnologia e a medicina caminham lado a lado."
A MedRoom, que já se destacou no cenário de inovação ao atuar no treinamento de médicos na cirurgia de separação de gêmeas siamesas no Instituto do Coração (INCOR), demonstrou que a realidade virtual pode ser uma ferramenta essencial tanto no ensino quanto na prática clínica. Essa tecnologia possibilitou aos médicos simular todos os passos da complexa cirurgia, o que contribuiu diretamente para o sucesso do procedimento.
Com o uso de realidade aumentada, realidade virtual, experiências imersivas e inteligência artificial, a parceria entre o LabDIS e a MedRoom promete trazer ainda mais inovação para a educação em saúde, ampliando as possibilidades de aprendizado e preparação para os futuros profissionais da área.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais