Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Você sabe o que é um BioBanco? Como doar ou utilizar amostras?
Confira essas e outras dúvidas relacionadas ao serviço
Com a criação do Biobanco da Unifesp, os pesquisadores ganham mais um instrumento de auxílio à pesquisa. Para esclarecer algumas dúvidas, o professor adjunto do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo e coordenador do Comitê Executivo do Biobanco, Gilles Landman, falou sobre o funcionamento do serviço. Confira a entrevista:
O que é um biobanco ?
É algo semelhante a uma biblioteca da vida, um acervo de material biológico humano agregados a dados de histórico pessoal e familiar de saúde, sob guarda confidencial.
O material coletado é conservado e catalogado com o objetivo de ser utilizado em pesquisas futuras feitas de acordo com regulamento e normas preestabelecidas, cuja responsabilidade e gerenciamento cabe à instituição que coordena o estudo.
Os biobancos tem o objetivo de facilitar a investigação na área da saúde. O grande número de amostras biológicas armazenado, permite ao pesquisador que as solicitar, desvendar as causas e os mecanismos das doenças e a encontrar formas de as prevenir e mitigá-las. Por isso mesmo são um recurso valioso para a investigação em saúde pública.
Que tipo de materiais são armazenados no Biobanco ?
Tecidos sãos ou doentes, sangue, líquidos corporais (como liquido pleural, peritoneal entre outros) são exemplos de amostras doadas voluntariamente por indivíduos para fazer parte do acervo. As amostras biológicas preservadas no biobanco estão ligadas a informação sobre diferentes variáveis como, por exemplo, o nível socioeconómico, habitação, alimentação, cognição, doenças adquiridas ou herdadas, entre outros.
A caracterização dos doadores é o principal valor do biobanco para permitir investigações futuras de qualidade.
O serviço já está em funcionamento ?
Sim. No momento há 5340 amostras de soro de pacientes que realizaram teste de Covid. A equipe espera expandir as amostras para outros líquidos corporais, tecidos com tumores ou outras doenças.
Quem tem interesse em doar, como deve proceder?
Para incluir material biológico no Biobanco da Unifesp, o doador das amostras deverá ter dado seu consentimento prévio, livre e amplamente esclarecido antes que qualquer material seja efetivamente coletado. Ao dar seu consentimento, o indivíduo transfere a guarda e a responsabilidade de seu material biológico ao Biobanco.
O que é possível solicitar ao BioBanco Unifesp?
É possível solicitar:
- Armazenamento de amostras biológicas humanas: tecidos, líquidos de cavidades naturais, secreções
- Fornecimento de amostras biológicas ou de seus produtos (DNA, RNA) para pesquisa, mediante apresentação de projeto ao Comitê Científico. Quando um pesquisador necessitar de amostras, deverá submeter o projeto de pesquisa ao Comitê Científico do Biobanco que emitirá um parecer, que será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa para aprovação Institucional. Só então a amostra poderá ser utilizada para pesquisas.
Qual é a capacidade de armazenamento do Biobanco Unifesp ?
Atualmente, a capacidade inicial do biobanco é de 105 mil amostras. Este material ficará armazenado em ultra-freezers -86°C.
Como o pesquisador solicita amostras ?
- Consultar o tipo e disponibilidade de amostra acessando o catálogo na plataforma Noraybanks
- Guia de consulta e solicitação de amostras clique aqui
- Em seguida, retornar ao site do Biobanco , preencher o formulário de solicitação e clicar em enviar
Quais são os requisitos para submissão de projetos ?
Para aplicação do projeto e utilização de amostras do Biobanco Unifesp são requisitos necessários a participação de pelo menos um colaborador com vínculo formal na UNIFESP, lotado em área diretamente vinculada ao tema da pesquisa. Este colaborador será o responsável pelo projeto dentro da instituição. Saiba mais: AQUI
Como é composta a equipe ?
A equipe do BioBanco Unifesp é composta por um Comitê Gestor cujo coordenador (indicado pela PROPGPQ), é o Prof. Dr. Gilles Landman, um Comitê Científico cuja coordenadora é a Profa. Dr. Janete Cerutti, a servidora Dennise Keller da Silva e as biomédicas Isabela Cristina de Araujo Silva Campos e Meline Rezende de Morais.
Clique AQUI para acessar o Quadro completo dos comitês Gestor e Científico
Como entrar em contato com o BioBanco Unifesp ?
Edifício Horácio Kneese de Melllo (Edifício de Pesquisa 1) - 1º andar - sala 1
Rua Pedro de Toledo 781
CEP: 04039-032
Telefone: 5576-4848 VOIP: 3099
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Galeria de Imagens
{gallery cols=3 alignment="center"}CSP/ADM/USER/imagens/galerias/BIOBANCO{/gallery}
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais