Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Campus São Paulo lança campanha "Consumo Consciente"
A expectativa é reduzir o elevado consumo de energia elétrica e de água no campus
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) lança nesta quinta-feira, 1º de setembro, uma grande campanha de conscientização para economia de energia elétrica e consumo de água.
Com o tema “Consumo Consciente”, serão elaboradas peças para serem compartilhadas nas redes sociais e nos veículos internos de comunicação do CSP.
Além de estimular o apoio da comunidade universitária, o CSP/Unifesp tem realizado diversas ações de economia e a expectativa é reduzir o elevado consumo de energia elétrica e de água no campus.
Dentre as despesas de custeio do CSP (limpeza, vigilância e manutenção predial etc.), a energia elétrica e a água são as maiores. Correspondendo a quase 50% dos mais de R$ 14.000.000,00 gastos no primeiro semestre de 2022 nessa categoria de despesa. Por causa do aumento de aproximadamente 10% na tarifa de energia elétrica, a crise hídrica cada vez mais frequente e os cortes orçamentários, ações de uso racional são necessárias para manter o equilíbrio financeiro da instituição.
Ações realizadas e previstas
De acordo com Gilberto Furuzawa, chefe da Divisão de Gestão Ambiental do Campus São Paulo, várias intervenções vêm sendo realizadas para eliminar vazamentos de água e outros desperdícios, como: revisões no contratos de demanda de energia elétrica, acompanhamento diário do consumo, reorganização do uso imobiliário e indicações de uso racional.
"Estão sendo planejados, além da campanha, estudos e treinamentos para sensibilização e consumo consciente no campus. Juntamente com a Assessoria de Comunicação do CSP, pretende-se levar à comunidade Unifesp/CSP mensagens rápidas periodicamente que incentivem a sua participação nas ações de economia", informa Gilberto.
A Diretora Administrativa do CSP, Sinara Farago, defende que "a campanha é fundamental e, além de estar ligada a um objetivo de economia, tem também um caráter de sustentabilidade e cidadania".
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais