Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus São Paulo lança campanha "Consumo Consciente"

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 13h11 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 10h55 | Acessos: 30612

A expectativa é reduzir o elevado consumo de energia elétrica e de água no campus

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) lança nesta quinta-feira, 1º de setembro, uma grande campanha de conscientização para economia de energia elétrica e consumo de água.

Com o tema “Consumo Consciente”, serão elaboradas peças para serem compartilhadas nas redes sociais e nos veículos internos de comunicação do CSP.

 

output bnacyc

 

Além de estimular o apoio da comunidade universitária, o CSP/Unifesp tem realizado diversas ações de economia e a expectativa é reduzir o elevado consumo de energia elétrica e de água no campus.

Dentre as despesas de custeio do CSP (limpeza, vigilância e manutenção predial etc.), a energia elétrica e a água são as maiores. Correspondendo a quase 50% dos mais de R$ 14.000.000,00 gastos no primeiro semestre de 2022 nessa categoria de despesa. Por causa do aumento de aproximadamente 10% na tarifa de energia elétrica, a crise hídrica cada vez mais frequente e os cortes orçamentários, ações de uso racional são necessárias para manter o equilíbrio financeiro da instituição.

 

Ações realizadas e previstas

De acordo com Gilberto Furuzawa, chefe da Divisão de Gestão Ambiental do Campus São Paulo, várias intervenções vêm sendo realizadas para eliminar vazamentos de água e outros desperdícios, como: revisões no contratos de demanda de energia elétrica, acompanhamento diário do consumo, reorganização do uso imobiliário e indicações de uso racional. 

"Estão sendo planejados, além da campanha, estudos e treinamentos para sensibilização e consumo consciente no campus. Juntamente com a Assessoria de Comunicação do CSP, pretende-se levar à comunidade Unifesp/CSP mensagens rápidas periodicamente que incentivem a sua participação nas ações de economia", informa Gilberto.

A Diretora Administrativa do CSP, Sinara Farago, defende que "a campanha é fundamental e, além de estar ligada a um objetivo de economia, tem também um caráter de sustentabilidade e cidadania".

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página