Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos de Fonoaudiologia participam do mutirão de adenoamigdalectomia

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2024, 10h20 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2024, 16h32 | Acessos: 7844
  •  mutirão adeno 2024 3

No dia 16 de novembro de 2024, o Hospital São Paulo promoveu um mutirão de adenoamigdalectomia, uma cirurgia essencial para crianças que enfrentam infecções recorrentes ou dificuldades respiratórias. A adenoamigdalectomia remove as amígdalas e as adenoides, resolvendo problemas como apneia do sono, dor de garganta e, além disso, melhorando a fala e a audição.

Quando as adenoides estão aumentadas, elas podem obstruir as trompas de Eustáquio, responsáveis pela drenagem da orelha média, o que pode levar a infecções no ouvido e prejudicar a audição. A remoção das adenoides facilita essa drenagem e previne complicações auditivas. A cirurgia também ajuda a corrigir problemas respiratórios que afetam o desenvolvimento da fala, contribuindo para uma melhoria significativa na comunicação das crianças e, consequentemente, na qualidade de vida.

Os mutirões de adenoamigdalectomia do Hospital São Paulo, realizados em colaboração com a Otorrinopediatria e sob a coordenação do Dr. Fujita, com a colaboração do Dr. Ektor Onishi e equipe de Enfermagem, proporcionam uma rica experiência de aprendizado para os alunos de Fonoaudiologia. Durante essas ações, sob a coordenação da Dra. Silvana Bommarito, chefe do Departamento de Fonoaudiologia, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a prática clínica de forma direta, trocando conhecimentos e trabalhando ao lado de profissionais especializados. Esse trabalho conjunto, focado no cuidado integral à saúde, não só contribui para o desenvolvimento profissional dos alunos, como também destaca a importância do esforço coletivo para promover o bem-estar das crianças.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página