Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 14h11 | Acessos: 6620

Conheça as ações e iniciativas do campus em prol da acessibilidade

Clique acima para ouvir o conteúdo abaixo.

O Dia Internacional de Conscientização da Acessibilidade, celebrado em 18 de maio (3ª terça-feira do mês de maio) tem como objetivo principal aumentar a conscientização sobre a importância da acessibilidade em todos os aspectos da vida e promover a inclusão de pessoas com deficiência.

O foco central da data está na promoção da conscientização, educação e ação em prol da acessibilidade e inclusão, buscando uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas.

inclusao

Condições de Acessibilidade

A acessibilidade refere-se à criação de condições que permitam a participação plena e igualitária de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais, cognitivas ou qualquer outra condição.

É importante considerar diversos aspectos para garantir a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Abaixo estão algumas áreas e elementos-chave a serem considerados ao listar as condições de acessibilidade:

Inclusão Social

A acessibilidade é fundamental para promover a inclusão social, garantindo que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades de participar da sociedade. Ela permite que pessoas com deficiências ou limitações possam desfrutar de espaços, serviços e informações como qualquer outra pessoa.

Direitos Humanos

A acessibilidade é um direito humano fundamental. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU em 2006, reconhece a acessibilidade como um direito humano essencial para garantir a igualdade de oportunidades e a plena participação na sociedade.

Empoderamento

A acessibilidade empodera as pessoas com deficiência, permitindo-lhes exercer sua autonomia, tomar decisões e ter controle sobre suas vidas. Ao remover as barreiras que impedem a participação, a acessibilidade ajuda a promover a autoestima, a independência e a igualdade de oportunidades.

Benefício para a sociedade

A acessibilidade não beneficia apenas pessoas com deficiência, mas a sociedade como um todo. Quando os espaços, serviços e produtos são projetados levando em consideração a acessibilidade, eles se tornam mais fáceis e convenientes de serem usados por todos, independentemente de suas habilidades. A acessibilidade melhora a qualidade de vida e a experiência de todas as pessoas.

Sensibilização e mudança de atitudes

O Dia Mundial da Acessibilidade ajuda a sensibilizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com deficiência e promove a mudança de atitudes em relação à inclusão e acessibilidade. Isso pode levar a avanços significativos na legislação, políticas públicas e práticas que promovem a acessibilidade em diferentes áreas da vida.

logo Portal

Para informações complementares e acesso aos e-books com orientações focadas na acessibilidade no ensino superior, acesse o site acessibilidade.unifesp.br

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem realizado várias ações e iniciativas em prol da acessibilidade para promover a inclusão e garantir a participação plena de pessoas com deficiência em seu ambiente acadêmico. Alguns dos esforços e medidas adotadas pela Unifesp incluem:

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

Setor responsável por planejar, coordenar e executar ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência na universidade em cada campus. O NAI do Campus São Paulo acolhe demandas, as encaminha para as coordenações de curso e outras áreas responsáveis á e acompanha  os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, dislexia e transtorno do espectro autista (TEA). Entre em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para falar conosco.

Política de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp

A recente Política de Acessibilidade e Inclusão da Unifesp, aprovada no Conselho Universitário (Consu/Unifesp) no ano de 2018, exige de todos os atores institucionais flexibilidade, informação, aprendizado, reflexão e compromisso.

As ações dessa política são orientadas por cinco eixos:

• acesso e permanência;
  • tecnologia assistiva;
  • formação e acessibilidade pedagógica;
  • comunicação e mobilização; e
  • serviços e infraestrutura.

Pelos eixos de ação da política podemos ver que a promoção da acessibilidade e inclusão é uma responsabilidade de todos e todas e são nas atitudes do cotidiano que teremos uma universidade mais hospitaleira.