Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DIS/EPM celebra fim de ano com confraternização e destaca conquistas e perspectivas para 2025

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 09h00 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2024, 14h46 | Acessos: 139

Evento promoveu reflexões sobre avanços, áreas de pesquisa/atuação e planos para o futuro

O Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp se aproxima do encerramento de 2024 com uma confraternização especial de fim de ano. O evento, realizado em formato de café da manhã, reuniu professores, servidores e colaboradores do departamento para fortalecer os laços institucionais, refletir sobre as conquistas do ano e traçar perspectivas para 2025. A atividade também contou com um momento especial de registro fotográfico em pontos tradicionais da EPM, simbolizando a integração e o espírito colaborativo do grupo.

dis foto 2024 2dis foto 2024 4dis confra

O departamento tem se destacado no campo da saúde digital , da informática em saúde, do empreendedorismo científico e da inovação em saúde conduzindo pesquisas avançadas em suas principais áreas de atuação. Na linha de Aquisição e Análise de Dados Biológicos e Imagens em Saúde, o foco está no processamento, análise, quantificação e gerenciamento de imagens médicas e dados biológicos, abrangendo temas como modelos computacionais, sistemas de recuperação de imagens médicas (PACS), bioinformática e descoberta de conhecimento genético. A linha de Gestão e Análise de Tecnologias investiga metodologias e ferramentas para avaliar tecnologias de gestão na saúde, incluindo indicadores de eficiência, impacto em saúde e alocação de recursos. Já a linha de Modelagem de Sistemas Biológicos realiza estudos teóricos e computacionais, incluindo simulações de crescimento tumoral, redes genéticas e interação vírus-hospedeiro, buscando compreender processos biológicos complexos.

A linha de Registro, Recuperação e Relacionamento de Dados em Saúde utiliza técnicas de mineração de dados, big data, web semântica e inteligência de negócios para melhorar a gestão e o conhecimento em saúde. A linha de Saúde Digital foca na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o SUS e para a saúde digital, como IoT, inteligência artificial e telessaúde, promovendo avanços científicos e educacionais. A linha de Tecnologias Educacionais investiga e desenvolve modelos pedagógicos mediados por tecnologia para a educação em saúde, incluindo estudos sobre estratégias multimídias e arquiteturas pedagógicas avançadas. Por fim, a linha de Empreendedorismo e Inovação em Saúde tem como foco o desenvolvimento de soluções que promovam a integração entre pesquisa, tecnologia e gestão, com o propósito de transformar e impulsionar a evolução da área da saúde, transformando pesquisas em produtos para o mercado e para a sociedade

Complementando essas linhas, oLABDISatua como um hub de inovação em saúde, conectando pesquisa, startups e indústria para criação de novas ferramentas, produtos e serviços que impactem positivamente o sistema de saúde, tanto em sua eficiência quanto em sua acessibilidade.

O DIS vem adotando diferentes técnicas de Inteligência Artificial para otimizar ainda mais suas pesquisas, seja na área de análise de dados em saúde, teleatendimento/diagnóstico ou bioinformática. Essa abordagem reforça o compromisso do departamento em manter-se na vanguarda tecnológica, explorando soluções inovadoras para desafios complexos na área da saúde.

legenda da foto do dis

Além disso, o DIS promove a integração entre TAEs desenvolvedores e docentes em pesquisas e atividades docentes, fortalecendo o ambiente colaborativo. O departamento mantém um ambiente aberto e integrador para alunos de graduação e pós-graduação, incentivando a troca de ideias e o desenvolvimento conjunto de projetos.

O DIS desempenha também um papel importante na formação acadêmica, oferecendo cursos em diferentes níveis de ensino. Na graduação, o departamento atua nos cursos de Tecnologia em Informática em Saúde, Tecnologia Oftálmica, Tecnologia em Radiologia, Biomedicina, Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem. Na pós-graduação, os cursos incluem a Especialização em Informática em Saúde, Gestão e Informática em Saúde, Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular, Ciência, Tecnologia e Gestão aplicadas a Regeneração Tecidual, Ensino em Ciências da Saúde, Neurologia e Neurociências.

O DIS também se destaca por suas parcerias com outros departamentos e campi da Unifesp, reforçando sua atuação como um ponto de convergência para pesquisas interdisciplinares e iniciativas colaborativas. Essa integração é fundamental para o desenvolvimento de projetos inovadores. Além disso, o departamento fornece infraestrutura para diversos projetos de pesquisa, ampliando o impacto de suas ações e consolidando sua posição como um agente integrador na universidade. 

Perspectivas para 2025

O DIS planeja expandir suas iniciativas de pesquisa, inovação e educação, fortalecendo parcerias estratégicas e explorando novas tecnologias aplicadas à saúde. Entre as metas, estão o avanço em saúde digital e tecnologias educacionais, além da ampliação de colaborações internacionais e nacionais.

A confraternização de fim de ano não apenas celebrou as conquistas de 2024, mas também inspirou professores e colaboradores a continuar promovendo o impacto positivo do DIS na área da saúde.

Boas Festas

O departamento agradece a todos que contribuíram para seu sucesso e deseja boas festas e um 2025 repleto de realizações.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página