Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EPE/Unifesp recebe 1º Simpósio Nacional Maio Furta-Cor

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 14h02 | Acessos: 4959

Evento on-line reuniu especialistas para promover saúde mental materna e quebrar estigmas

Clique acima para ouvir o conteúdo abaixo.

No dia 19 de maio de 2023, a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) sediou o 1º Simpósio Nacional Maio Furta-Cor. O evento, que ocorreu de forma on-line, reuniu profissionais e representantes engajados na promoção da saúde mental materna.

Visando disseminar informações e discutir questões relacionadas à saúde mental materna, o simpósio contou com a participação de renomados especialistas da área. A fala inicial ficou sob responsabilidade da psiquiatra perinatal Patricia Piper, uma das idealizadoras da campanha, que explicou os propósitos e a importância da iniciativa.

O simpósio foi organizado pela equipe de coordenação nacional e contou com a participação de mais de 300 representantes espalhados por todo o Brasil. Esses representantes são responsáveis por promover a campanha em suas respectivas cidades e territórios, em parceria com instituições locais, como secretarias de saúde e universidades.

Além disso, o Maio Furta-Cor pretende influenciar a política pública, buscando a aprovação de leis municipais e até mesmo uma lei federal para estabelecer o mês de maio como o período de conscientização e discussão sobre a saúde mental materna.

 

aula maio furta cor
Pesquisadores durante evento on-line do Maio Furta-Cor 

 

Abordagem e disseminação do conhecimento

A campanha sem fins lucrativos fundada em 2021 busca disseminar informações embasadas em evidências científicas e quebrar estigmas e tabus em relação à saúde mental materna.

Durante o simpósio, foram abordados diversos temas, tais como: psiquiatria perinatal, psicologia perinatal, ciclo de vida, cultura em torno das mulheres e recém-nascidos, economia do cuidado e masculinidades. O objetivo principal era transformar o sofrimento materno, proporcionando um espaço de diálogo, reflexão e apoio para as mães.

A campanha sem fins lucrativos fundada em 2021 busca disseminar informações embasadas em evidências científicas e quebrar estigmas e tabus em relação à saúde mental materna. Através do site, redes sociais e um canal no YouTube, são compartilhadas aulas, debates e materiais educativos.

O simpósio foi um marco importante na expansão da campanha, que visa promover uma cultura de valorização e apoio à maternidade, além de enfatizar a importância do cuidado com a saúde mental das mulheres. Através de palestras, manifestos e discussões, o evento proporcionou um espaço para a troca de experiências e a construção de uma nova cultura, baseada no respeito, na empatia e na valorização do papel das mães.

O sucesso do 1º Simpósio Nacional Maio Furta-Cor reforça a importância crescente do tema da saúde mental materna e a necessidade de promover a conscientização e o apoio adequado a todas as mulheres que enfrentam desafios durante a maternidade. A campanha continua sua trajetória de disseminação de conhecimento e busca de mudanças na sociedade, visando criar um ambiente mais acolhedor e saudável para todas as mães.

Mais informações:

Youtube do Maio Furta-cor

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Perda de peso se torna mais ainda mais preocupante quando associada a tumores sólidos – iStock/Getty Images

Perda de peso pode ter relação com o diagnóstico de câncer, diz estudo com participação da Unifesp

Nova estratégia de tratamento reduz inflamação e risco cardiometabólico em adolescentes com obesidade

Abordagem interdisciplinar testada na Unifesp combina aconselhamento clínico, nutricional,...

Fim do conteúdo da página