Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
EPM/Unifesp se despede da mestre Catharina Brandi, com carinho
Foi a primeira mulher não médica que entrou no quadro de professores
Por CeHFi
O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo e o Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da EPM-Unifesp lamentam a perda da Professora Catharina Brandi, e aproveita para relembrar a história dessa importante figura da nossa instituição.
Docente da Escola Paulista de Medicina desde 1952, Catharina Maria Wilma Brandi foi graduada em Química (1949) e mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), pela EPM (1987). Membro da diretoria da Fundação Carlos Chagas, professora responsável da Faculdade Oswaldo Cruz e Professora adjunta do Departamento de Bioquímica da EPM-Unifesp.
Tendo sido mestre de muitas gerações, Profa. Catharina era uma das pessoas mais admiradas e respeitadas em nossa escola. Segundo ela mesma nos contou em entrevista cedida em 2007: “Acho que fui a primeira mulher não médica que entrou no quadro de professores! Depois, daí para frente, graças a Deus, mudou o espírito da coisa.”
Havendo participado do Projeto “75X75: 75 histórias de vida para contar os 75 anos da EPM/Unifesp” em 2007, sua história de vida pode ser lida na íntegra neste link: https://cehfi.unifesp.br/bmhv/historias-de-vida/category/21-catharina-maria-wilma-brandi
CeHFi - Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) é um órgão complementar do Campus São Paulo criado em 1999 e que está associado academicamente à Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais