Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Estudantes da EPM/Unifesp coordenam projeto de apoio aos residentes médicos do Hospital São Paulo
Melhorar as condições de trabalho e oferecer suporte à saúde mental aos que estão afastados são algumas das ações realizadas
Por Daniel Patini
Estudantes de graduação do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo coordenam o projeto Suporte aos residentes: cuidando de quem cuida, a fim de fornecer apoio aos residentes médicos do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia de covid-19 e também aos que estão afastados.
"O projeto é apoiado pela diretoria da EPM e surgiu por iniciativa de dois residentes a partir de um sentimento de ajuda mútua para vencermos essa pandemia", relata Victor Fujishige, um dos estudantes envolvidos na ação. "O primeiro passo é criar um canal de comunicação entre o residente e a nossa equipe, como forma de compreender melhor suas necessidades", complementa.
Para isso, é preciso preencher o formulário, que está disponível aqui. A partir disso, o residente recebe informações dessa rede de apoio, dentre elas: fornecimento de contato emergencial, caso esteja doente, para que possa se comunicar em caso de piora do quadro clínico, disponibilização de transporte hospitalar para atendimento médico e sua remoção caso necessário, bem como criação de um canal de suporte à saúde mental.
Fujishige detalha as diversas frentes desenvolvidas pelo projeto e o que tem sido feito para atendê-las. "Quanto às condições de trabalho, estamos entendendo melhor as demandas de cada setor, para levá-las à direção do hospital. Em relação ao impacto da pandemia na saúde mental, estamos elaborando atendimento psicológico, atividades on-line como mindfulness, exercícios físicos, dentre outras atividades para aliviar o estresse por estar na linha de frente do combate. Quanto aos residentes acometidos pela doença, estamos fazendo o levantamento para atender às suas demandas e facilitar o acesso deles à estrutura médica oferecida pela instituição".
O grupo também tem organizado doações de empresas que são feitas especificamente aos residentes médicos, em conjunto com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que conta com o apoio do projeto de Voluntariado da EPM/Unifesp. Todas as ações são feitas juntamente com as diretorias da Escola Paulista de Medicina e do HSP/HU Unifesp.
Dúvidas e sugestões sobre o projeto podem ser encaminhadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Para mais informações, acesse aqui.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais